26.1 C
Três Lagoas
domingo, 28 de dezembro, 2025

MS participa de Dia D de mobilização nacional para o combate ao Aedes Aegypti

Por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), o Governo do Estado realiza, neste sábado (2), o Dia D alusivo à Campanha do Ministério da Saúde – ‘Brasil unido contra a dengue’! Com o tema ‘10 minutos contra a dengue’, a mobilização nacional tem como foco a eliminação de criadouros como principal medida de prevenção. A ação acontece de forma simultânea nos 79 municípios do Estado.

Como ação estratégica, a SES, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, Batalhão de Polícia Militar de Trânsito da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Defesa Civil e Cosems/MS (Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso Do Sul), realiza a Blitz Educativa a fim de reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito transmissor, além de orientar a população sobre os cuidados para se evitar acúmulo de lixo e resíduos que possam contribuir para formação de criadouros do mosquito.

Para a secretária de Estado de Saúde em exercício, Dra. Crhistinne Maymone, a mobilização nacional contra a Dengue é um momento de união de forças e convida toda a população a comparecer. “Contamos com o seu apoio, para que você se motive, esteja conosco, mas que também tire 10 minutos do seu dia e verifique todos os locais em sua residência, se não está deixando recipientes e/ou reservatórios de água que possam impactar na propagação da doença. Contamos com você”.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Larissa Castilho, destaca que este movimento já vem ocorrendo em todos os municípios do Estado. “Nós estamos acompanhando esse cenário no país, e estamos nos preparando e criando ações que possam mitigar a ação dengue em nosso Estado. Por isso, ações como essa ação são de extrema importância e precisamos estar juntos nesta luta diária contra o mosquito”.

A presidente do Cosems/MS, Josiane Oliveira Corrêa, reforça a importância da população na ajuda ao combate ao mosquito. “Mais importante do que impedir a transmissão é não deixar realmente o mosquito nascer. Por isso é importante aproveitarmos esse período em que estamos nas nossas casas para limparmos o nosso quintal e, de certa forma, tentar mitigar a transmissão da dengue no Estado”.

“O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul vem somar forças na conscientização desta ação integrada para o combate à Dengue, Zika e Chikugunya na eliminação de recipientes que acumulem água, impedindo assim, a possibilidade de formação de criadouros do mosquito.  Todos estamos nessa guerra juntos”, enfatizou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de MS, Coronel Frederico Reis Pouso Salas.

Para a Tenente Lechuga, do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito, é uma grande honra poder participar desse evento de prevenção à Dengue. “Reconhecemos a importância da campanha e estaremos presentes com o intuito de agregar porque entendemos a necessidade da conscientização da população”.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Padre Cláudio une fé, vida e esperança nas festas de fim de ano

Sacerdote completa 15 anos de ordenação e 45 de vida em clima de gratidão As festas de fim de ano em Três Lagoas ganharam um...

Trecho da Malha Oeste até Três Lagoas deve ser prioridade em nova concessão

Setor da celulose impulsiona interesse por ramal ferroviário no leste de Mato Grosso do Sul, onde edital deve ser lançado em abril de 2026.

Comissão aprova ampliação das atribuições dos oficiais de Justiça

Projeto autoriza atuação como conciliadores, amplia uso de tecnologia e segue para análise do Senado A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da...