Geral – 05/09/2012 – 08:09
Em Mato Grosso do Sul, 98,8% dos 20.777.258 bovinos e bubalinos já foram imunizados contra a febre aftosa no primeiro semestre deste ano, segundo dados parciais divulgados na tarde desta terça-feira (4) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O período de vacinação contra a febre aftosa foi de 1º a 31 de maio na na região do Planalto. Já na região do Pantanal, a campanha se estendeu até o dia 15 de junho.
A nova etapa de vacinação do rebanho começa em novembro em Mato Grosso do Sul. Segundo informações do Mapa, na região do Planalto, a ação vai de 1º até 30 de novembro em todos os animais com até 24 meses. Já no Pantanal, a vacinação será realizada do dia 1° de novembro ao dia 15 de dezembro e deve ser feita em todo o rebanho.
Fronteira
Por ser uma área de alto risco, a campanha será antecipada nas propriedades localizadas na região de fronteira de mato Grosso do Sul com outros países.
Ainda segundo informações do Mapa, os pecuaristas que optaram pela vacinação nessa nova etapa deverão aplicar as doses de 1º de outubro até 15 de novembro em todo rebanho bovino e bubalino, independentemente da idade dos animais.
Segundo a Agência Sanitária de Defesa Animal e Vegetal (Iagro) , 13 municípios fazem parte dessa região de fronteira. Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Japorã, Ladário, Porto Murtinho, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã e Sete Quedas.
Fonte: Do G1 MS