27.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de dezembro, 2025

MS fica em alerta após confirmação de casos de febre amarela em Goiás

09/06/2015 – Atualizado em 09/06/2015

Por:Maracaju Speed

Após a confirmação de dois casos de febre amarela em Goiás, Mato Grosso do Sul está em alerta. Segundo o infectologista Rivaldo Venâncio, na cidade, o mosquito Aedes aegypti é o transmissor da doença, enquanto na área rural, a transmissão ocorre pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes.

“O mosquito, ao se alimentar dessa pessoa na qual o vírus está circulando na corrente sanguínea, pode se infectar e recomeçar um ciclo de transmissão dessa vírus da febre amarela”, explicou.

A febre amarela é uma doença grave que leva à morte em mais da metade dos casos. Os sintomas às vezes se confundem com os da dengue: febre alta, diarreia, vômito, dor muscular e aparência amarelada da pele.

Venâncio alerta que quem ainda não se vacinou deve procurar um posto de saúde. A imunização está disponível na rede pública. “Mato Grosso do Sul tem diversos pontos turísticos que atraem pessoas de várias partes do país e do mundo. Muitas das quais entram no Mato Grosso do Sul sem a devida proteção, sem estar vacinada contra a febre amarela. Logo, a probabilidade de ocorrência de casos isolados da doença é real”, afirmou o infectologista.

A vacina contra a febre tem validade de dez anos, basta procurar uma unidade de saúde para fazer a imunização.

A prevenção contra uma possível criação de larvas do mosquito é importante. Não permitir que lixos se acumulem em terrenos e retirar água acumulada de locais que facilitem o criadouro são princípios básicos para evitar que o mosquito se prolifere.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Dengue avança em MS e Três Lagoas registra óbito pela doença

Estado soma mais de 8,4 mil casos confirmados em 2025, segundo boletim epidemiológico Mato Grosso do Sul contabiliza 8.430 casos confirmados de dengue em 2025,...

Anvisa proíbe venda do adoçante alulose no Brasil

Produto não possui histórico de consumo no país nem autorização sanitária para comercialização A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda, a distribuição,...

SED publica lista de aprovados em prova objetiva para professor temporário da REE/MS

Mais de 27 mil candidatos avançam para as próximas fases do processo seletivo estadual A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul...