24.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 5 de novembro, 2025

MS está sob alerta vermelho para umidade do ar abaixo de 12%

Em alguns locais, a umidade do ar deve ficar em níveis abaixo dos 12% e cuidados devem ser redobrados.

MIDIAMAX – Em meio à previsão de onda de calor, Mato Grosso do Sul também está sob aviso de grande perigo para a baixa umidade do ar. Conforme publicação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), desta sexta-feira (16), o alerta vermelho aponta para o tempo extremamente seco, com umidade do ar na máxima em 12%.

Diante disso, os órgãos de saúde orientam a população redobrar os cuidados, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes, bem como atividade física de alta intensidade em qualquer horário.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a umidade do ar ideal para a saúde dos seres humanos deve estar entre 50 e 60%. Por isso, quando o índice fica entre 21% e 30%, já é decretado o estado de atenção. Logo, com os índices na faixa de 12% para baixo, a população deve tomar mais cuidados.

Sobretudo, nas últimas 24 horas, cidades de Mato Grosso do Sul lideraram o ranking de locais mais secos do país. Confira a lista:

  • Água Clara (11%)
  • Aquidauana (12%)
  • Chapadão do Sul (12%)
  • Costa Rica (12%)
  • Coxim (12%)
  • Sonora (12%)
  • Três Lagoas (12%)
  • Cassilândia (13%)
  • Jardim (13%)
  • Nhumirim (13%)
Riscos de incêndios aumentam

Além das consequência imediatas à saúde, o tempo seco e quente proporciona, ainda, maior possibilidade de incêndios urbanos e florestais.

Segundo o Informativo nº 12 do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), divulgado nesta quinta-feira (15), o perigo de fogo encontra-se no risco entre “muito alto” a “extremo” no Pantanal de MS. O alerta é válido principalmente até o dia 19, segunda-feira.

Para o fim de semana, a previsão é de sol e poucas nuvens em todos os municípios, com temperaturas entre 36 e 39°C.

Onda de calor

Mato Grosso do Sul já está oficialmente em uma onda de calor. Isso significa que desta sexta-feira (16) até segunda-feira (19), os dias devem ser de muito calor, em pleno inverno.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de perigo potencial para onda de calor, iniciando ao meio-dia desta sexta-feira (16) até meio-dia de segunda-feira (19). Na prática, significa que nesses dias a temperatura deve ficar até 5°C acima da média.

Vale lembrar que estamos no inverno, período em que as temperaturas deveriam estar mais baixas. Essa onda de calor pode não bater recordes de temperaturas máximas, considerando o período, mas deve ser intensificada pela estiagem.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Pré-seleção define famílias do Conjunto Habitacional Violetas III

Evento será transmitido ao vivo e garantirá transparência no processo de escolha das 50 famílias contempladas

Lei amplia atuação de delegados em plantões no Mato Grosso do Sul

Norma permite que delegados de classe especial integrem escala de plantão quando não houver profissionais de classes inferiores disponíveis. Foi sancionada nesta quarta-feira (5) pelo...

Casa do Trabalhador oferece 125 vagas em Três Lagoas nesta quarta

Oportunidades se concentram principalmente em funções operacionais, de atendimento e construção civil. A Casa do Trabalhador de Três Lagoas está com 125 vagas de emprego...