29.3 C
Três Lagoas
sábado, 8 de novembro, 2025

MS é Estado da região com maior número de mortes por afogamento

Geral – 03/02/2012 – 16:02

Mato Grosso do Sul tem 5,84 casos de morte de crianças com até 14 anos por afogamento a cada grupo de 100 mil habitantes, a maior do centro-oeste e quarta maior do país. Os dados são do Ministério da Saúde e foram divulgados pela ONG Criança Segura.

A maioria dos óbitos, 45%, ocorre em águas naturais – rios, mares e lagos. Os casos de mortes em piscinas representam 7% do total. As mortes com crianças de 10 a 14 anos representaram 36% do total; de 1 a 4 anos, 35%; de 5 a 9 anos, 26%; e com menos de 1 ano, 3%.

Perfil

A morte de meninos por afogamento é duas vezes mais frequente que a de meninas. Foram 67% casos referentes ao sexo masculino, contra 33% das meninas.

Estados

O Amapá foi o campeão em mortes de crianças vítimas de afogamentos, com uma taxa de 14,28 por 100 mil habitantes, enquanto que o Distrito Federal apresentou a menor taxa, 1,65.

De acordo com a coordenadora nacional da ONG, Alessandra Françoia, “As capitais com acesso fácil a rios e lagos apresentam maior exposição da criança e consequentemente maiores índices de mortalidade”, explica.

Fonte: Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas mantém liderança nas exportações em Mato Grosso do Sul

Com quase 20% das vendas externas do Estado, município se destaca pelo crescimento da celulose e pela diversificação da pauta exportadora.

Aulas da REME de Três Lagoas são suspensas nesta segunda e terça para formação de profissionais

Capacitação promovida pela SEMEC busca aprimorar a atuação dos educadores e fortalecer a qualidade do ensino na rede municipal.

Polícia Civil apreende dois adolescentes por roubos de bicicletas elétricas em Três Lagoas

Jovens de 15 e 17 anos foram internados provisoriamente após investigação identificar envolvimento em série de assaltos na cidade.