24.3 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de dezembro, 2025

MS cria nova empresa para gerir patrimônio ambiental

Transformação da MS Mineral amplia atuação para créditos de carbono, biodiversidade e gestão sustentável dos recursos naturais

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou, a transformação da Empresa de Gestão de Recursos Minerais, MS Mineral, em uma sociedade de economia mista controlada pelo Estado. A nova empresa passa a se chamar Companhia Gestora de Ativos Ambientais de Mato Grosso do Sul Sociedade Anônima, conhecida como MS Ativos Ambientais.

O projeto, que tramitava na Assembleia desde o dia 25 de novembro, segue agora para sanção do governador Eduardo Riedel. A mudança amplia significativamente o escopo de atuação da companhia, que deixa de atuar exclusivamente na gestão de jazidas minerais para assumir a administração do patrimônio ambiental do Estado.

Segundo o governo estadual, a MS Ativos Ambientais será responsável por converter o patrimônio natural de Mato Grosso do Sul em oportunidades econômicas e ambientais, seguindo um modelo empresarial alinhado às melhores práticas nacionais e internacionais. A empresa terá condições de desenvolver e comercializar ativos ambientais, estruturar parcerias com o setor privado e captar investimentos nacionais e internacionais voltados à conservação, restauração e uso sustentável dos recursos naturais.

A nova companhia também deverá fortalecer a capacidade de inovação do Estado, além de atuar no monitoramento e na gestão territorial. A iniciativa busca reforçar políticas públicas voltadas à redução das emissões de gases de efeito estufa e à adaptação às mudanças climáticas já em andamento em Mato Grosso do Sul.

Entre as principais mudanças em relação à antiga MS Mineral está a ampliação das competências. Além de continuar gerindo jazidas minerais, a MS Ativos Ambientais passa a monitorar recursos hídricos superficiais e subterrâneos, tanto em qualidade quanto em quantidade, além de gerir e fiscalizar bens ambientais, como créditos de carbono e de biodiversidade.

A empresa também terá como objetivos a promoção e execução de atividades de pesquisa, desenvolvimento, inovação, prospecção, preservação e aproveitamento econômico dos ativos ambientais e dos recursos minerais do Estado.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, a nova estrutura permitirá que Mato Grosso do Sul receba recursos financeiros provenientes de ações de preservação ambiental, valorizando ativos como créditos de carbono. A medida deve impulsionar novos projetos voltados ao fortalecimento da política ambiental estadual.

A criação da MS Ativos Ambientais é considerada estratégica para que o Estado avance na meta de se tornar carbono neutro até 2030. A empresa será responsável pelo registro e pela comercialização de créditos de carbono gerados a partir de políticas ambientais jurisdicionais, suprindo uma lacuna organizacional existente até então.

com informações Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Civil recupera motocicleta roubada e identifica suspeito em Três Lagoas

Veículo foi localizado no Centro da cidade após investigações da SIG com apoio do Núcleo Regional de Inteligência A Polícia Civil de Três Lagoas recuperou,...

REFIS 2025 entra na última semana com até 80% de desconto em multas e juros

Emerson Barbosa, diretor de Tributação destaca oportunidade para regularização de dívidas durante entrevista à Caçula FM nesta terça-feira, 16.

Natal Criativo movimenta a Casa da Cultura e fortalece a arte local em Três Lagoas

Evento reúne artistas e artesãos, promove a economia criativa e oferece programação gratuita ao público até 17 de dezembro A Casa da Cultura de Três...