Rede Estadual de Ensino alcança segundo melhor índice do País e fortalece parcerias municipais
Com ensino público de qualidade em todas as escolas da Rede Estadual de Ensino (REE), o Governo de Mato Grosso do Sul amplia ações nos 79 municípios, garantindo ambientes de aprendizagem seguros, adequados e motivadores para alunos e profissionais da educação.
A atuação conjunta com os municípios já mostra resultados positivos. Os indicadores da Educação Básica apontam aumento na taxa de aprovação (92,75%), além de redução da retenção (6,57%) e do abandono escolar (0,11%).
ALFABETIZAÇÃO
O Estado se destaca nacionalmente com crescimento de 17% no número de estudantes alfabetizados, segundo levantamento divulgado em julho pelo Ministério da Educação e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O resultado coloca Mato Grosso do Sul como o segundo melhor índice do País.
“Educação é um dos focos da nossa gestão. Esse avanço foi possível graças à parceria com os municípios e à SED (Secretaria de Estado de Educação). O programa MS Alfabetiza está fazendo a diferença”, afirmou o governador Eduardo Riedel.
MUNICIPALISMO
O foco municipalista tem garantido ações específicas para fortalecer o aprendizado. Um exemplo vem da Escola Municipal Indígena Francisco Farias, localizada na aldeia Água Branca, em Aquidauana. Com 156 alunos do Ensino Fundamental, a escola foi a primeira colocada no prêmio Escola Destaque 2025, do programa MS Alfabetiza.
A diretora e indígena terena, Denise da Silva, destaca que o diferencial está no trabalho coletivo.
“Temos uma equipe unida, formação contínua e materiais pedagógicos que encantam os alunos. Alfabetizar é um trabalho que exige presença e dedicação”, afirmou.
EQUILÍBRIO
Segundo Maria Gorete Siqueira Silva, coordenadora estadual do MS Alfabetiza, o sucesso do programa reflete o compromisso com a equidade.
“O fato de uma escola indígena alcançar o primeiro lugar mostra que o programa promove qualidade e respeita as especificidades de cada contexto escolar”, ressaltou.
O MS Alfabetiza, criado em 2021, tem como objetivo fortalecer a aprendizagem e melhorar os indicadores educacionais da Rede Estadual. O programa incentiva práticas de leitura, escrita e letramento, além de oferecer formações e acompanhamento pedagógico.
COMPROMISSO
Atualmente, o programa está vinculado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), criado em 2023, que busca garantir o direito à alfabetização em todo o País.
“O trabalho é realizado por toda a Rede Pública, com planejamento, acompanhamento e engajamento das comunidades escolares”, destacou o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher.
Entre as ações do MS Alfabetiza estão a formação continuada de professores e gestores, o fornecimento de materiais pedagógicos, o monitoramento de resultados e a valorização das escolas com melhor desempenho.
REDE
Mato Grosso do Sul conta atualmente com 348 unidades escolares, sendo 75 em Campo Grande e 273 no interior. São 187,5 mil estudantes matriculados em turmas da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e cursos da Educação Profissional.
O ensino em tempo integral está presente nos 79 municípios, com 213 unidades — o que representa 62% das escolas da REE — e atende cerca de 39 mil estudantes.
Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul


