19.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 11 de novembro, 2025

MS avança na educação com destaque em alfabetização

Rede Estadual de Ensino alcança segundo melhor índice do País e fortalece parcerias municipais

Com ensino público de qualidade em todas as escolas da Rede Estadual de Ensino (REE), o Governo de Mato Grosso do Sul amplia ações nos 79 municípios, garantindo ambientes de aprendizagem seguros, adequados e motivadores para alunos e profissionais da educação.

A atuação conjunta com os municípios já mostra resultados positivos. Os indicadores da Educação Básica apontam aumento na taxa de aprovação (92,75%), além de redução da retenção (6,57%) e do abandono escolar (0,11%).

ALFABETIZAÇÃO
O Estado se destaca nacionalmente com crescimento de 17% no número de estudantes alfabetizados, segundo levantamento divulgado em julho pelo Ministério da Educação e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O resultado coloca Mato Grosso do Sul como o segundo melhor índice do País.

“Educação é um dos focos da nossa gestão. Esse avanço foi possível graças à parceria com os municípios e à SED (Secretaria de Estado de Educação). O programa MS Alfabetiza está fazendo a diferença”, afirmou o governador Eduardo Riedel.

MUNICIPALISMO
O foco municipalista tem garantido ações específicas para fortalecer o aprendizado. Um exemplo vem da Escola Municipal Indígena Francisco Farias, localizada na aldeia Água Branca, em Aquidauana. Com 156 alunos do Ensino Fundamental, a escola foi a primeira colocada no prêmio Escola Destaque 2025, do programa MS Alfabetiza.

A diretora e indígena terena, Denise da Silva, destaca que o diferencial está no trabalho coletivo.
“Temos uma equipe unida, formação contínua e materiais pedagógicos que encantam os alunos. Alfabetizar é um trabalho que exige presença e dedicação”, afirmou.

EQUILÍBRIO
Segundo Maria Gorete Siqueira Silva, coordenadora estadual do MS Alfabetiza, o sucesso do programa reflete o compromisso com a equidade.
“O fato de uma escola indígena alcançar o primeiro lugar mostra que o programa promove qualidade e respeita as especificidades de cada contexto escolar”, ressaltou.

O MS Alfabetiza, criado em 2021, tem como objetivo fortalecer a aprendizagem e melhorar os indicadores educacionais da Rede Estadual. O programa incentiva práticas de leitura, escrita e letramento, além de oferecer formações e acompanhamento pedagógico.

COMPROMISSO
Atualmente, o programa está vinculado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), criado em 2023, que busca garantir o direito à alfabetização em todo o País.

“O trabalho é realizado por toda a Rede Pública, com planejamento, acompanhamento e engajamento das comunidades escolares”, destacou o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher.

Entre as ações do MS Alfabetiza estão a formação continuada de professores e gestores, o fornecimento de materiais pedagógicos, o monitoramento de resultados e a valorização das escolas com melhor desempenho.

REDE
Mato Grosso do Sul conta atualmente com 348 unidades escolares, sendo 75 em Campo Grande e 273 no interior. São 187,5 mil estudantes matriculados em turmas da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e cursos da Educação Profissional.

O ensino em tempo integral está presente nos 79 municípios, com 213 unidades — o que representa 62% das escolas da REE — e atende cerca de 39 mil estudantes.

Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Espetáculo “Sombras da Alma” promete emocionar o público em Três Lagoas

Cia. de Teatro Arte Urbana apresenta peça no Grupo Assistencial Espírita “A Candeia” no dia 15 de novembro, às 19h, explorando as profundezas do interior humano e as emoções mais intensas.

Força Tática invade casa após denúncia e descobre macaco mantido ilegalmente no Novo Ipanema

Operação mobilizou Conselho Tutelar e Polícia Militar Ambiental após flagrante de abandono de incapaz e crime ambiental.

Lideranças indígenas de MS ameaçam bloquear rodovias contra possível exoneração de coordenador da Funai

Representantes protestam contra a saída de Elvis Terena e prometem mobilização em caso de demissão