Programa reforça integração entre Estado e prefeituras e inicia novo ciclo de monitoramento até 2026
O Programa MS Ativo Cooperação concluiu sua agenda de 2025 nesta semana com a realização de um grande encontro de monitoramento que reuniu 61 municípios e mais de 200 participantes. A reunião marcou o encerramento das atividades do ano e consolidou a adesão de 100% das prefeituras sul-mato-grossenses à iniciativa, que seguirá ativa até dezembro de 2026.
A abertura do evento foi conduzida pelo secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Nogueira, que ressaltou o avanço da articulação entre o Governo do Estado e as prefeituras na etapa de monitoramento dos planos. Foram contabilizados 146 técnicos municipais e 17 representantes estaduais presentes.
Durante o encontro, foi apresentado um balanço das ações desenvolvidas pelos municípios ao longo do ano, incluindo entregas já consolidadas e ajustes necessários nos planos de ação. As equipes estaduais também revisaram procedimentos operacionais essenciais para acompanhamento do programa, oferecendo novas orientações e esclarecendo dúvidas para padronizar métodos de trabalho.
Com foco no novo ciclo que se estende até 2026, o programa anunciou que o próximo ano será dedicado integralmente ao monitoramento contínuo. A proposta exige maior integração entre equipes municipais e estaduais. Representantes das áreas de Educação, Saúde, Assistência Social e Ambiente de Negócios detalharam estratégias e formas de atuação que nortearão o processo.
Entre as decisões estão a realização de encontros virtuais bimestrais e o envio de alertas sobre prazos, com objetivo de garantir fluidez ao acompanhamento das ações. O Governo do Estado reforçou a importância de que cada município mantenha ativa sua equipe de referência e o contato permanente com os canais oficiais do programa.
Para a Superintendência de Fomento ao Municipalismo, os resultados de 2025 demonstram a consolidação da cooperação entre Estado e municípios. O superintendente Marcilio Moreira destacou que o ano registrou um saldo muito positivo, com adesão de todos os 79 municípios ao MS Ativo Cooperação e fortalecimento de uma agenda transversal capaz de potencializar políticas públicas voltadas ao cidadão.
com informações Agência de Noticias do Mato Grosso do Sul


