37.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 28 de novembro, 2025

MS apresenta mapa estratégico que guiará segurança pública até 2030

Documento define missão, visão e 14 objetivos para modernizar gestão, fortalecer instituições e ampliar proteção à população

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) apresentou, nesta quinta-feira , o Mapa Estratégico 2025–2030, documento que orientará as ações e prioridades da segurança pública de Mato Grosso do Sul pelos próximos cinco anos. A entrega marca o encerramento do ciclo de mentoria em gestão e planejamento desenvolvido pela consultoria Oscar 1.

O material reúne missão, visão, valores e uma nova estrutura de governança para execução do Plano Estadual de Segurança Pública. Ao todo, são 14 objetivos estratégicos divididos em três pilares: Fortalecimento Institucional, Processos Internos e Retorno à Sociedade. Entre os temas abordados estão capacitação, infraestrutura, inteligência, comunicação e proteção das pessoas, do patrimônio e do meio ambiente.

A missão da Sejusp foi atualizada para “Proteger as pessoas, o patrimônio e o meio ambiente, promovendo justiça e segurança pública”, enquanto a visão reforça o compromisso com uma segurança pública integrada, inteligente e inovadora.

O sócio fundador da Oscar 1, general Valério Luiz Lange, destacou que o documento inaugura um novo ciclo para a pasta. Para ele, o planejamento deixa um legado de governança e metas claras para os próximos anos. O general Gerson Menandro reforçou que o trabalho resultou em materiais de excelência, comparáveis aos melhores produzidos no país.

A coordenadora técnica de Planejamento da Secretaria-Executiva de Gestão Estratégica, Katiuscia Campos Fernandes, afirmou que o novo modelo avança para uma gestão baseada em resultados. Segundo ela, ações coordenadas garantem maior eficiência no uso dos recursos públicos.

O secretário-executivo da Sejusp, Wagner Ferreira da Silva, ressaltou que a etapa agora é de execução. Ele afirmou que a estrutura de governança criada permitirá monitorar, avaliar e colocar em prática o que foi planejado.

Para o secretário-adjunto Ary Carlos Barbosa, o processo representa um marco inédito pela robustez e clareza das metas. Encerrando o evento, o secretário Antonio Carlos Videira destacou o compromisso com o futuro da segurança pública do Estado e afirmou que a missão da pasta vai além da proteção: “É construir um Estado e um país melhores”, disse.

A apresentação contou com a presença de autoridades das forças de segurança e da equipe de mentoria responsável pelo desenvolvimento do mapa estratégico.

Com informações Agência MS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Concurso Miss e Mister dos Jogos da Melhor Idade reúne 30 municípios e celebra autoestima em Três Lagoas

Evento integra os Jogos da Melhor Idade e movimenta a cidade com atletas de todo o Estado Três Lagoas foi palco, na noite de quarta-feira...

Fuvest revela notas de corte de 2026 e confirma alta concorrência em Medicina

Fuvest detalha desempenho necessário para a segunda etapa e reforça competitividade do exame A Fundação para o Vestibular (Fuvest) divulgou nesta sexta-feira as notas de...

Cidades de MS se destacam em ranking nacional e figuram entre as melhores do Brasil

Quatorze municípios sul-mato-grossenses aparecem entre os 50 melhores do país em inclusão social, desempenho econômico e qualidade de vida Mato Grosso do Sul se consolidou...