24.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de dezembro, 2025

MS-156 deve ser bloqueada novamente

19/02/2014 – Atualizado em 19/02/2014

Por: Dourados News

O grupo de profissionais de saúde da Missão Evangélica Caiuás que prestam serviço terceirizado à Sesai (Secretaria de Saúde Indígena) promete bloquear, a partir das 7h desta quarta-feira (19), a rodovia MS-156, pelo terceiro dia seguido.

O protesto iniciado na segunda-feira (17), pode se estender por muitos dias e ainda se desdobrar em uma ocupação da sede do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul) em Campo Grande, nos moldes do que aconteceu em setembro do ano passado.

Policiais da PRE (Polícia Rodoviária Estadual) estão acompanhando o bloqueio e orientam os motoristas a retornarem ou pegarem uma rota alternativa. Que podem aumentar em média 30 km do trajeto que seria feito.

Reivindicações

A manifestação que tem o objetivo de chamar a atenção com relação às condições atuais da saúde indígena ocorre de modo ordenado.

Concentrados no ponto que fica próximo à rotatória que dá acesso às aldeias Jaguapiru e Bororó, os profissionais de saúde que prestam serviço nos quatro postos que localizados dentro da reserva indígena (dois em cada uma) protestaram contra as condições precárias de atendimento que, segundo eles, estaria funcionando de modo improvisado e com falta de insumos básicos para tratamento, como soro, agulha, seringas entre outros.

Na semana passada, os servidores resolveram deflagrar uma greve e manter somente 30% dos profissionais trabalhando nos postos.

A Sesai é responsável pela estrutura de trabalho dos servidores dentro da reserva, enquanto a Missão Caiuás é responsável pelo pagamento dos salários. Essas designações fazem parte de um convênio entre as duas partes para a prestação do serviço de saúde nas aldeias.

Rodovia será bloqueada pelo terceiro dia seguido, conforme manifestantes

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Vigilância em Saúde do Trabalhador fornecerá treinamento gratuito a trabalhadores autônomos da construção civil em janeiro

Os trabalhadores autônomos que desejarem participar do treinamento, devem ficar atentos que a abertura das inscrições está prevista para começo de janeiro.

Veja o que abre e o que fecha durante o recesso de final de ano na Prefeitura de Três Lagoas

Desta forma, a Prefeitura informa os setores que serão fechados e os que funcionarão durante este período.

Prefeitura de Três Lagoas alerta: dengue não tira férias e pode matar

O município segue intensificando as ações de prevenção, orientação e fiscalização em toda a cidade, mas reforça que a colaboração da população é essencial para reduzir os casos e proteger vidas.