O Ministério Público de Mato Grosso do Sul abriu um inquérito civil para investigar uma denúncia de maus-tratos contra bovinos em uma propriedade rural de Cassilândia, no leste do Estado. Durante fiscalizações, a Polícia Militar Ambiental encontrou animais em condições consideradas críticas, incluindo uma novilha agonizando por falta de alimento, cerca de 20 bovinos em avançado estado de magreza e outros animais mortos.
Segundo os relatórios encaminhados ao Ministério Público, mais de 200 cabeças de gado estavam concentradas em uma área de aproximadamente 23 hectares. Os fiscais constataram pouca disponibilidade de pastagem e apontaram indícios de que a alimentação oferecida não seria suficiente para atender às necessidades do rebanho. A propriedade já vinha sendo acompanhada pelas autoridades: em 2023, cerca de 100 animais magros teriam sido vendidos e foram determinadas medidas para melhorar a alimentação dos bovinos que permaneceram no local. Novas vistorias realizadas em 2024 e 2025, porém, indicaram que os problemas teriam continuado.
Diante da situação encontrada, a Polícia Militar Ambiental aplicou multa, lavrou autos de infração e determinou a apreensão dos animais que estavam em estado mais grave. Agora, a 2ª Promotoria de Justiça de Cassilândia pretende identificar eventuais responsáveis e verificar se as condições encontradas podem configurar crime de maus-tratos, previsto na Lei de Crimes Ambientais. O proprietário deverá apresentar documentos e informações sobre a criação dos animais. Ao final da investigação, o MPMS poderá propor um Termo de Ajustamento de Conduta ou adotar medidas judiciais, caso sejam confirmadas responsabilidades.


