21/08/2016 – Atualizado em 19/08/2016
O Coordenador da iniciativa explicou sobre as ações e planos futuros
Por: Rayani Santa Cruz
Três Lagoas foi primeiro município não capital a receber um plano voltado para aumentar a qualidade de vida dos seus habitantes e preparar a cidade para o desenvolvimento sustentável. No mês de março foi lançado o Programa de Apoio à Gestão Pública com orçamento de R$ 1 milhão, varias empresas participaram desse planejamento.
E estão ocorrendo diversas reuniões com representantes de diversas entidades de Três Lagoas. O Coordenador do movimento ICES (Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis) José Leandro, participou de um encontro do para uma cidade mais Sustentável nesta semana.
O ICES é uma iniciativa do BID (banco interamericano de desenvolvimento) em parceria com a Fibria que pretende apresentar respostas e possíveis ações para os principais problemas da cidade, todo cidadão deveria participar.
Segundo Leandro o principal objetivo dessa iniciativa é pontuar os desafios da cidade em relação a sustentabilidade e organização e as principais oportunidades que ela tem para o futuro, por exemplo como vai ser organizado as estruturas urbanas, responsabilidade fiscal, governanças em fim, tudo isso para melhorar a qualidade de vida da população.
Leandro disse que o plano tem uma estimativa de longo prazo e no momento a fase é de conforma-lo para que se concretize até o final do ano com os temas prioritários para o mesmo. Entre março e abril foram realizados seminários de diagnósticos para conhecer ações que já estão em desenvolvimento, foi feita uma pesquisa com 1116 moradores da cidade com respeito aos temas e com empresas particulares.
Os esforços são para montar um grupo gestor com pessoas que representem a comunidade. A vontade do ICES é manter um diálogo com a equipe dos candidatos à prefeitura para que os novos gestores estejam a par das questões para que o projeto não morra e continue.
O coordenador deseja que os próximos eleitos na Câmara e Prefeitura estejam sensibilizados e mobilizados para que interpretem essa ação de planejamento como um legado para o município.
