04/07/2016 – Atualizado em 04/07/2016
Segundo condutor do coletivo, grupo de 60 adolescentes usava drogas. Caso ocorreu na noite de domingo na linha que vai à região sul da capital.
G1/MS
O motorista da linha 61, que faz a região das Moreninhas até um shopping de Campo Grande, desviou o caminho e foi até a delegacia para levar um grupo de 60 adolescentes que bagunçava usava drogas dentro do ônibus na noite de domingo (3).
A Polícia Militar informou que faz rondas nas proximidades dos terminais da capital sul-mato-grossense e aos finais de semana a PM tem reforçado esse trabalho. Mas, dentro dos terminais de ônibus, a fiscalização é responsabilidade da Guarda Municipal.
Todos foram revistados e liberados em seguida. Ninguém foi flagrado com entorpecente. Essa não foi a primeira situação vivida pelo motorista de ônibus que não quis se identificar. Segundo ele, já parou em outras delegacias porque adolescentes usavam drogas e acabavam depredando o veículo.
Os jovens embarcaram no ônibus no ponto na frente de um shopping. O motorista seguia pela avenida Afonso Pena quando decidiu mudar a rota no meio do caminho para levar todo mundo para delegacia.
Segundo a direção do Consórcio Guaicurus, a linha 61 é a que tem mais problemas. Em março de 2016 uma briga generalizada no ponto do shopping foi registrada pelas câmeras de segurança. A confusão começou com dois adolescentes e, em seguida, vários jovens se envolveram na briga. Alguns aproveitaram para pular as catracas para não pagar passagem.
Na mesma época, na linha que faz o bairro Aero Rancho até o shopping, a briga aconteceu dentro do ônibus. As câmeras registraram toda a ação.
“Essa situação tem se repetido e preocupado nós do consórcio. Temos debatido com a Guarda Municipal e com a Polícia Militar para encontrar soluções para definitivamente resolver esse problema. Algumas soluções foram tomadas como separar pontos de ônibus de algumas linhas para diminuir a aglomeração no ponto de ônibus, mas parece que não tem sido suficiente”, disse o diretor-presidente do Consórcio Guaicurus, João Rezende.
Os problemas na linha 61 levaram a direção das empresas a mudar a rotina operacional do terminal das Moreninhas. Uma das mudanças foi há dois meses quando as bilheterias do terminal no bairro não funcionam mais aos sábados a partir das 13h e nem aos domingos. De acordo com a direção do consórcio, as mudanças são por causa da baixa demanda de passageiros e do vandalismo.
