32.4 C
Três Lagoas
segunda-feira, 6 de maio, 2024

Morrem lagartixas enviadas ao espaço pelos russos para acasalar

02/09/2014 – Atualizado em 02/09/2014

Por: MegaCurioso

Os russos já enviaram vários animais ao espaço — como cães, caracóis, ratos etc. —, e inclusive já falamos sobre esse assunto aqui no Mega Curioso. Pois em uma das últimas remessas, o pessoal da Roscosmos, agência espacial federal russa, mandou um time de cinco lagartixas para acasalar em órbita e permitir que os cientistas conduzissem um estudo sobre a viabilidade da reprodução em ambientes com gravidade-zero.

Segundo o site Wired, os bichinhos (da família Gekkonidae) estavam a bordo do biossatélite Foton-M4 — lançado no dia 19 de julho — em companhia de drosófilas, sementes, plantas e outros organismos. No entanto, hoje, após seis semanas de missão, o pequeno foguete do amor regressou à Terra, e quando a escotilha foi aberta, os cientistas descobriram que todas as lagartixas, quatro fêmeas e um macho, infelizmente haviam falecido.

Repercussão mundial

A notícia sobre a morte dos pequenos lagartos ganhou bastante repercussão pelo mundo e, de acordo com o site NBC News, uma fonte não identificada teria revelado que todos os bichinhos se encontravam mumificados e é possível que tenham morrido congelados. A missão com o Foton-M4 foi conturbada desde o início, já que o dispositivo deixou de responder aos comandos pouco depois do lançamento.

A agência russa eventualmente conseguiu restabelecer o contato com o biossatélite, mas o Foton-M4 acabou ficando em uma órbita mais elíptica do que o planejado. Mais problemas com a comunicação acabaram levando os cientistas a reduzir a duração da missão, trazendo o satélite de volta antes do esperado.

Os cientistas ainda devem conduzir estudos para determinar a causa da morte dos animais. Contudo, nem tudo são más notícias. Apesar da trágica e prematura morte das lagartixas, as drosófilas — pequenas moscas — que também faziam parte da missão sobreviveram à aventura no espaço.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Registro raríssimo: veado campeiro, parcialmente albino, é visto em florestas da Eldorado Brasil

Especialista da Unesp acredita que o sombreamento das árvores colabora para a permanência do animal na floresta A presença incomum de um veado campeiro parcialmente...

Antes de show, Mariana Fagundes fala com exclusividade ao “Programa Toninha Campos”

Dona de hits como "Me Usa", "Tu Tu Tu" e "Metendo o Louco", junto da dupla Guilherme & Benuto, conversou com a Rádio Caçula antes de subir ao palco do 13° Torneio de Pesca da APETL (Associação de Pesca Esportiva).

Cerca de 745 acidentes de trabalho foram registrados somente em 2023 em Três Lagoas, segundo VISAT

Coordenadora da VISAT (Vigilância em Saúde do Trabalhador) de Três Lagoas, Polyana Cestari detalhou as ações realizadas durante o "Abril Verde", mês de orientação sobre segurança no trabalho e de como evitar acidentes.