23/05/2014 – Atualizado em 23/05/2014
Por: FolhaPress/ Correio do Estado
A escritora Ruth Guimarães morreu às 14h desta quarta (21), aos 93 anos, em Cachoeira Paulista, cidade onde nasceu. Ela havia sido internada pela manhã por complicações geradas pela diabetes no pronto-socorro da Santa Casa de Misericórdia São José, na cidade do interior paulista.
O velório acontece na casa da escritora em Cachoeira Paulista, a 212 km de São Paulo, e o enterro será realizado nesta quinta (22), às 10h, no cemitério municipal da cidade de Cruzeiro.
Guimarães foi empossada na Academia Paulista de Letras em 2009, após ser eleita com 30 dos 34 votos válidos. A escritora foi aluna e discípula de Mário de Andrade, que a iniciou nos estudos de folclore e literatura popular.
Publicou seus primeiros versos nos jornais locais “A Região” e “A Notícia”, aos 10 anos, e estudou letras clássicas na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo.
A escritora trabalhou como revisora e tradutora e escreveu crônicas, artigos e crítica literária para o “Correio Paulistano”, “A Gazeta”, “Diário de São Paulo”, “Folha da Manhã” e publicou crônicas semanais para a Folha de S.Paulo durante os anos 1960.