27.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 11 de fevereiro, 2026

Morre aos 74 anos cantor e compositor americano Leon Russell

14/11/2016 – Atualizado em 14/11/2016

Por: Marcio Ribeiro com Terra

A esposa do músico, Janet Bridges, anunciou através de uma declaração divulgada no site do artista que Russell, que estava recuperando-se de uma operação de coração à qual tinha se submetido em julho, morreu enquanto dormia.

Autor de canções como “A song for you”, “Delta Lady”, “Hummingbird”, “Lady Blue”, “Back to the island” e “Tightrope”, Russell colaborou durante sua carreira com músicos da categoria de George Harrison, Joe Cocker, Elton John, Willie Nelson e Eric Clapton, entre muitos outros.

Leon Russell, cujo nome de batismo era Claude Russell Bridges, nasceu em Lawton (Oklahoma) em 2 de abril de 1941, começou sua carreira como músico de estúdio para outros artistas, tocando piano e violão, e também compondo canções para outros intérpretes.

Com sua reconhecida imagem de barba e cabelo longo até os ombros e cartola, Leon Russell ficou popular na década de 1970 por sua aparição no concerto para Bangladesh junto com George Harrison e Bob Dylan em Nova York, em 1971, e liderando a banda Mad Dogs and Englishmen que acompanhava a Joe Cocker.

Durante a década de 1960 chegou a trabalhar como músico de estúdio em Los Angeles (Califórnia) tocando piano em centenas de gravações junto a artistas como Aretha Franklin, Ray Charles, Frank Sinatra, Sam Cooke e Willie Nelson e bandas como Byrds, Rolling Stones e Beach Boys.

Também fez excursões junto a músicos como Jerry Lee Lewis e os Rolling Stones e gravou alguns discos de country sob o pseudônimo de Hank Wilson.

Seu primeiro disco foi lançado em 1970 e, embora já em 1972 tivesse composto canções como “Tightrope”, a maior parte dos sucessos que escrevia era para outros intérpretes, como “This Masquerade”, que George Benson popularizou, “Delta Lady”, para Joe Cocker, e “Superstar”, para os Carpenters.

Membro também do Salão da Fama dos Compositores, em suas canções Russell misturava o jazz, o godspell, o country e o rhythm and blues, entre outros estilos, e músicos como Elvis Costello, Bruce Hornsby e Elton John o consideram uma influência para eles.

Russell foi introduzido no Salão da Fama do Rock and Roll em 2011 precisamente por um discurso de Elton John, que o qualificou como “o mestre do tempo e do espaço”.

Segundo sua esposa, Leon Russell fez seu último show no último mês de julho, dias antes de submeter-se a uma operação quádrupla ponte de safena.

Foto: EFE

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Comissão aprova projeto de Pollon que cria o programa “Minha Primeira Arma” para promover acesso subsidiado à primeira arma de fogo

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2959/2025, de autoria do...

No Conselho de Ética, Pollon defende nulidade do processo e expõe perseguição à oposição

O deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) se defendeu durante depoimento no julgamento do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, sustentando que o processo...

Eubiose propõe reflexões sobre o bem e o mal em palestra pública em Três Lagoas

Representante da Sociedade Brasileira de Eubiose, Maria Aparecida Melo falou sobre filosofia, autoconhecimento e o evento aberto à comunidade