34.2 C
Três Lagoas
segunda-feira, 18 de agosto, 2025

Moraes mantém condenação de mulher que pichou estátua no 8 de Janeiro

Cabeleireira foi condenada a 14 anos de prisão por participar dos atos

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta segunda-feira (18) manter a condenação da cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, sentenciada a 14 anos de prisão por participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

Débora ficou conhecida por pichar a frase “Perdeu, mané” na estátua A Justiça, localizada em frente ao edifício-sede do STF, durante a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília.

A defesa da ré entrou com recurso pedindo a revisão da pena, mas Moraes negou o pedido. O ministro explicou que ela não tem direito aos chamados embargos infringentes, mecanismo jurídico usado quando há pelo menos dois votos divergentes em favor do réu durante o julgamento. No caso de Débora, o placar foi de 4 votos pela condenação e apenas 1 pela absolvição parcial.

“Trata-se de somente um voto vencido pela absolvição parcial, conforme demonstrado. Além disso, o voto vencido exclusivamente quanto à dosimetria da pena não configura divergência passível de oposição de embargos infringentes”, justificou Moraes.

Com isso, a condenação é mantida pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, associação criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Apesar da sentença, Débora está em prisão domiciliar desde março deste ano, por ser mãe de filhos menores de idade. O próximo passo, segundo o STF, será a execução da pena.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Avião de Lauana Prado realiza pouso de emergência após voo

Apesar da gravidade da situação, ninguém da tripulação ou da equipe de Lauana se feriu

Ciclone extratropical: MS pode registrar temporal nesta semana

Ciclone extratropical que começou no norte da Argentina chega a Mato Grosso do Sul a partir de terça-feira (19) Depois de semanas marcadas por um...

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,95%

Estimativa para o PIB é 2,21% este ano A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a...