19.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 7 de maio, 2025

Moradores e comerciantes da região da Cracolândia temem volta de usuários

Policial – 05/01/2012 – 08:01

 Mais de 300 pessoas da região foram abordadas; ao menos quatro foram presos

Moradores e comerciantes da região conhecida como Cracolândia, no centro de São Paulo, dizem temer que os usuários da droga voltem a ocupar a área após a saída da Polícia Militar. Desde a terça-feira (3), PMs tomaram a Cracolândia e liberaram a rua Helvetia, que chegou a ficar totalmente interditada por usuários e barracas montadas por eles no local.

Rosimeire da Silva Santos, de 43 anos, é cabeleireira e trabalha na região há seis anos. Ela diz que o número de usuários na área aumentou muito nos últimos dois anos. Ela afirma aprovar a ação da PM.

  • A ação da polícia deu mais segurança para nós. Mas ainda ficamos com medo de tumulto, de que eles [usuários] retornem quando o número de policiais diminuir. Nos últimos tempos, eles [usuários] não tinham mais nenhum respeito e estavam indo para cima da polícia.

Apesar da aprovação, Rosimeire diz que tem medo de que os usuários voltem para a rua assim que a PM deixar o local.

Um homem de 75 anos, morador do bairro e que não quis se identificar por medo de represálias, assistia, na tarde da quarta-feira (4), a ação da polícia da porta de um hotel. Ele também classificou a ação da PM como positiva, mas também teme a volta dos usuários.

  • Antes, isso aqui [Cracolândia] era um inferno, um pesadelo. Hoje, até o ar mudou. Você sente que ele está menos pesado. O meu medo é que eles [usuários] voltem ou fiquem em outro lugar, porque a gente sabe que eles vão se concentrar em algum lugar.

A ação da Polícia Militar dispersou os usuários de drogas para outros locais da região. Na manhã da quarta-feira, grupos pequenos de drogados perambulavam pela rua Helvétia. Aparentemente sob o efeito de entorpecentes, eles gritavam para os agentes e para os jornalistas que estavam no local.

Segundo o tenente Flávio Martinez, a dispersão pela região era esperada. Por isso, o policiamento foi reforçado não apenas na rua Helvétia, mas também em seu entorno.

  • Eventualmente, a gente acha um grupo [de usuários] na região. Então, fazemos a abordagem e depois os dispersamos.

Fonte: R7

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Reconhecimento facial avança no Brasil sem regulação e com riscos de violações, alerta relatório

Um levantamento divulgado nesta quarta-feira (7) pela Defensoria Pública da União (DPU) em parceria com o Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC)...

Comemoração dias das Mães

No ultimo domingo dia 04 aonteceu no templo da Loja Maçônica Regente Feijó IV  uma Sessão Aberta para comemoração dos Dias das Mães conduzida ...

Brasil prevê alta de 2,7% na safra de café em 2025

A produção de café no Brasil deve crescer 2,7% na safra de 2025, alcançando 55,7 milhões de sacas, segundo a Conab. Se confirmado, será...