19.4 C
Três Lagoas
terça-feira, 6 de maio, 2025

Moradores descumprem lei e deixam de construir e conservar calçadas, mesmo com notificações e multas

A falta de calçadas em diversos imóveis continua a ser um problema recorrente em Três Lagoas (MS), mesmo com a existência de uma legislação específica que obriga a construção e manutenção desses espaços. A Lei Municipal nº 2.418/2009, em seu Art. 34º, estabelece que é obrigatória a construção e conservação de calçadas pelos proprietários de imóveis localizados em ruas com pavimentação asfáltica. No entanto, muitos moradores têm ignorado a norma, mesmo diante de notificações e multas aplicadas pela Prefeitura.

De acordo com a lei, as calçadas devem ter, no mínimo, uma faixa de 1,5 metro de pavimentação no eixo central e 1 metro de faixa contínua permeável. O descumprimento da norma acarreta em multa no valor de 200 UFIMs (Unidades Fiscais do Município), o que, atualmente, equivale a R$ 1.261,04, considerando o valor da UFIM em R$ 6,3052. A penalidade está prevista no Art. 54º da mesma lei.

Apesar das notificações e das penalidades financeiras, muitos proprietários de imóveis na cidade têm negligenciado a obrigação, o que impacta diretamente a mobilidade urbana e a segurança de pedestres. A falta de calçadas adequadas ou a má conservação das existentes dificultam a circulação, especialmente de idosos, pessoas com deficiência e crianças, além de aumentar os riscos de acidentes.

A Prefeitura de Três Lagoas tem realizado fiscalizações e emitido notificações para garantir o cumprimento da lei. No entanto, a resistência de alguns moradores em regularizar a situação tem sido um desafio.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Sig identifica suspeitos de roubo duplamente qualificado contra idoso, em Três Lagoas

Na manhã desta segunda-feira (5), agentes da SIG, a Seção de Investigação Geral da Polícia Civil de Três Lagoas, identificaram três pessoas suspeitas de...

14º Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas

A 14ª Edição do Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas, que recebeu  competidores de todas as partes do país e um grande público...

Comissão aprova projeto que proíbe cobrança de juros sobre imóvel atrasado no Minha Casa, Minha Vida

Saulo Pedroso, relator do projeto de lei que proíbe juros sobre parcela de imóvel do MCMV atrasada. (Foto: Divulgação Câmara Federal)