10.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 1 de julho, 2025

Mogno Africano é tema de palestra no Três Lagoas Florestal

Educação – 05/04/2012 – 13:04

Cultivo da madeira nobre, chamada de “ouro verde” tem atraído cada vez mais produtores

Está confirmada a participação da Atlântica Agropecuária no Ciclo de Palestras do Três Lagoas Florestal – 1ª Feira da Cadeia Produtiva da Indústria de Base Florestal da Região de Três Lagoas (MS). Com o tema “Produção de Mogno Africano no Cerrado”, o gerente geral da Atlântica, engenheiro agrônomo João Emílio Duarte Matias, vai falar sobre a produção de mudas clonadas e de semente, manejo de florestas nobres irrigadas, e custo/faturamento de 01 hectare de mogno africano.

O agrônomo João Emílio Duarte Matias é o responsável pela implantação e condução de 500 hectares de mogno africano (Khaya ivorensis) na fazenda Atlântica Agropecuária, em Minas Gerais. A palestra será no dia 12, quinta-feira, às 17 horas.

O cultivo de mogno africano tem atraído cada vez mais produtores principalmente devido à rentabilidade alcançada com essa madeira nobre, que se destina à produção de móveis, construção civil, instrumentos musicais, construção naval, entre outros usos.

Alto rendimento – mais de R$ 2,3 mil por metro cúbico de madeira –, e uma média de 300 a 500 metros cúbicos por hectare, crescimento mais rápido e resistência maior às pragas são algumas das características que despertam o interesse de produtores rurais brasileiros pelo mogno africano. Estima-se que hoje exista, no Brasil, uma área de floresta plantada entre 10 a 12 mil hectares, sendo metade na região norte do país.

HISTÓRICO

A trajetória do mogno africano começou no Brasil há quase 40 anos, quando uma comitiva da Costa do Marfim visitou o Pará. Na época, o pesquisador da Amazônia Oriental, Ítalo Claudio Falesi, ganhou seis sementes de mogno africano do ministro da Agricultura daquele país, com uma recomendação: “faça bom uso, isso é ouro verde”. Ao longo dos anos, as sementes de “ouro” se espalharam pelo país e o mogno africano conquistou a admiração de investidores e produtores rurais.

FEIRA

Três Lagoas Florestal é uma realização da Prefeitura de Três Lagoas, organizada pela Painel Florestal. A participação do público no evento é 100% gratuita, incluindo a visitação aos 112 estandes de expositores distribuídos em 23 mil metros quadrados do Parque de Exposições da cidade, além das palestras e visitas técnicas às fábricas. É esperado um público de aproximadamente 10 mil pessoas.

Mais informações, fotos, notícias e inscrições, no site do evento: www.treslagoasflorestal.com.br

Fonte: Vanda Escalante – jornalista / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas entra em zona de perigo potencial com frente fria; queda nas temperaturas pressiona setor pecuário no MS

A recomendação é para que produtores e população em geral fiquem atentos a possíveis atualizações dos alertas e adotem medidas preventivas, especialmente no campo. Com...

Preso assaltantes que manteve idoso e família sob a mira de armas durante roubo em Três Lagoas

Ação da Polícia Civil prende suspeito de violento assalto que chocou moradores, onde vítimas foram dominadas por trio armado dentro da própria casa.

Detran-MS faz leilão de 127 veículos com lances a partir de R$1 mil

Além de automóveis e motocicletas, sucatas de veículos apreendidos também serão leiloadas