27.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 6 de agosto, 2025

Ministros debatem a respeito de segurança e proteção na escola

1º Seminário Internacional sobre segurança e proteção no ambiente escolar é uma promoção do Ministério da Educação, Unesco e Flacso. Evento será realizado em Brasília nos dias 20 e 31/5

s ministros integrantes do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), instituído como estratégia de prevenção e enfrentamento da violência nas escolas, abrem a programação do primeiro Seminário Internacional sobre Segurança e Proteção no Ambiente Escolar, nesta terça-feira, 30 de maio. O evento é promovido pelo Ministério da Educação (MEC), Unesco e Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) com o objetivo de destacar iniciativas bem-sucedidas produzidas e implementadas no Brasil e no exterior para enfrentar a violência nas escolas, além de debater a respeito de políticas públicas integradas de proteção do ambiente escolar. 

O Seminário faz parte das ações desenvolvidas pelo GTI, instituído pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por meio do Decreto nº 11.469/2023. A proposta do MEC, que coordena o Grupo de Trabalho Interministerial, é reunir gestores públicos, profissionais da educação, pesquisadores nacionais e internacionais, Ministério Público, bem como a comunidade educacional. O evento será transmitido por meio do canal do MEC no YouTube e contará com a cobertura do Canal Educação. 

Mesa de abertura – são aguardados, a partir das 9h15, o Ministro de Estado da Educação e coordenador do GTI, Camilo Santana; além da ministra Esporte, Ana Moser; ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo; ministra da Cultura, Margareth Menezes; ministra da Saúde, Nísia Trindade; ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta; e ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida. Também estão confirmados na mesa de abertura: ministro do Supremo Tribunal Federal e ministro-presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes; ministra-presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, Rosa Weber; e ministro-presidente do Superior Tribunal do Trabalho, Lelio Bentes Corrêa. 

Conferências – a Justiça Restaurativa é o tema da Conferência de Abertura, às 10h45, que será conduzida pelo ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Luiz Philippe Vieira de Mello Filho; pelo Juiz do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), Egberto Penido; e pela Juíza Kátia Roncada, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3). A moderação será realizada por Yann Evanovick, coordenador-geral de Políticas Educacionais para a Juventude da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC. 

Na programação da tarde, que ocorre no Planalto Bittar Hotel, será realizada a conferência A situação da proteção e da segurança no ambiente escolar: análise do fenômeno, às 15h. Justin E. Heinze, da Universidade do Michigan, Estados Unidos (USA); Miriam Abramovay da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso); e Daniel Cara, da Universidade de São Paulo (USP), são os convidados. A moderação será de Renato Sérgio de Lima. 

Painéis – a programação do primeiro dia do seminário também conta com 3 painéis. Em Construindo saúde mental no ambiente escolar, participam: Sarah Carneiro, do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA); Luiz Guilherme Scorzafave, da Universidade de São Paulo (USP) e Wagner Roberto do Amaral, da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS). A moderação será de Vitor Grampa. 

Às 16h30, terá início o painel 2, sobre Experiências brasileiras, com participação de Raquel Teixeira, da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul; Ana Sanches e Benedito Mariano, do Observatório de Diadema; Caiubi Mani Peres, da CUCA/CE; Cláudio Aparecido da Silva, da Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo e Dolores Aronovich Aguero, do Ceará. A moderação será de Juliana Gomes.

SERVIÇO

1º Seminário Internacional sobre Segurança e Proteção no Ambiente Escolar
Data: 30 e 31 de maio de 2023
Horário: das 9h às 18h30
Programação completa
Transmissão: canal do MEC no Youtube   

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi 

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Diretor de Cultura destaca economia criativa como ferramenta de desenvolvimento em Três Lagoas

Stênio Congro afirma que qualificação de agentes culturais é essencial para transformar talento em geração de renda no município

Motoristas são flagrados sem habilitação e sob efeito de álcool em blitz no Centro de Três Lagoas

Fiscalização do Pelotão de Trânsito abordou 200 veículos e terminou com 12 apreensões na rua João Silva

Jordana Duenha destaca papel da economia criativa na autonomia feminina e no combate à violência

No Agosto Lilás, superintendente da Fecomércio-MS afirma que cultura e geração de renda ajudam mulheres a romper ciclos abusivos