17 C
Três Lagoas
segunda-feira, 21 de julho, 2025

Ministro da Justiça confirma veto às caxirolas na Copa do Mundo

Esporte – 31/05/2013 – 15:05

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, confirmou, nesta sexta-feira, o veto às caxirolas, chocalho criado pelo músico Carlinhos Brown que foi apresentado como a vuvuzela brasileira. Segundo o político, uma análise técnica mostrou que o instrumento não é seguro e que, por isso, não poderá ser usado nos estádios da Copa das Confederações deste ano e na Copa do Mundo de 2014.

Houve uma análise técnica sobre a segurança da caxirola e viu-se que não é objeto adequado. Essa posição vai ser mantida, disse Cardozo, referindo-se à decisão do COL (Comitê Organizador Local), divulgada de forma preliminar na última segunda-feira. 

O instrumento virou debate depois que ele virou arma de protesto na Arena Fonte Nova, no fim de abril, no clássico entre Bahia e Vitória. Irritados com a má atuação do time tricolor, os torcedores atiraram as caxirolas no gramado, forçando os jogadores a retirarem os objetos do gramado, que fazia sua estreia em estádios brasileiros. 

A repercussão negativa gerou muitos protestos e, na última segunda-feira, o COL anunciou que o instrumento estava vetado. Dois dias depois, no entanto, a empresa que fabricou as peças ainda mantinha esperanças de reverter a situação. 

Em contato com o UOL Esporte, a empresa The Marketing Store anunciou que produziria uma versão mais leve e flexível do chocalho, para que ele fosse menos perigoso para os torcedores.

Fonte: Uol

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Novo medicamento que previne HIV pode ser mil vezes mais barato na versão genérica, diz estudo

Um estudo internacional publicado em junho na revista científica Lancet avaliou que uma versão genérica do lenacapavir, novo medicamento considerado revolucionário na prevenção do...

Clientes da Caixa podem dar imóvel em financiamento como garantia

Lei atual permite uso de imóvel como garantia em mais de um empréstimo Os clientes pessoas físicas da Caixa Econômica Federal com financiamento imobiliário ativo...

Inscrições abertas para o “Treinão dos Poderes 2025” em Três Lagoas; participe

Três Lagoas será palco da próxima edição do “Treinão dos Poderes 2025”, evento esportivo que une saúde, integração e valorização do servidor público. A...