Geral – 17/04/2012 – 07:04
Ken Salazar diz que as pessoas do Brasil são “muito bem-vindas” aos EUA
Em visita ao Brasil nesta segunda-feira (16), o ministro do Interior dos Estados Unidos, Ken Salazar, afirmou que seu país está “de braços abertos” para receber turistas brasileiros. Ele negou, porém, que a necessidade de visto para a entrada de brasileiros nos Estados Unidos será extinta a curto prazo.
— É um processo, temos menos de 3% de rejeição à entrada de brasileiros. Esperamos que no futuro a dispensa de visto seja possível. Por enquanto, já demos passos largos. Estamos interessados em continuar o diálogo para discutir os requerimentos necessários para chegar à isenção. Vai precisar de muito tempo, muita conversa e muitos acordos.
De acordo com Salazar, o governo americano estabeleceu a facilitação para a entrada dos turistas como uma política de governo.
O ministro participa de reunião com empresários na sede da CNI (Confederação Nacional da Indústria), em Brasília, e destacou o interesse dos EUA em incentivar o turismo no país.
— As pessoas do Brasil são muito bem-vindas aos EUA, que está de braços abertos, por isso o presidente Barack Obama pediu que fizéssemos algo para tornar mais fácil a ida de brasileiros. Estamos fazendo propaganda no mundo inteiro do nosso programa promocional e dizendo por que as pessoas devem descobrir os Estados Unidos, não só a Disney ou Las Vegas, mas também as outras regiões. E temos o Brasil como grande alvo disso.
De acordo com o ministro conselheiro dos EUA, Todd Chapman, também presente no evento, o esforço para atrair turistas tem tido reflexo na quantidade de vistos emitidos a brasileiros. Segundo ele, em março deste ano o número de vistos concedidos no Brasil cresceu 62% em relação a março do ano passado.
Entre as medidas citadas pelos ministros, estão a criação dos consulados em Belo Horizonte e Porto Alegre, que devem ficar prontos até o final de 2013. O objetivo, afirma Salazar, é diminuir o custo para quem quer tirar o visto de entrada e precisava viajar até Brasília, Recife, São Paulo ou Rio de Janeiro para fazê-lo.
— Queremos que as pessoas do Brasil venham sabendo que são bem-vindas, queremos sorrisos nas pessoas que trabalham nos aeroportos, mostrando que o brasileiro é bem-vindo no nosso país.
Fonte: R7


