35.4 C
Três Lagoas
terça-feira, 9 de setembro, 2025

Ministério Público quer afastamento do presidente da Federação de Futebol de MS

Geral – 19/03/2012 – 16:03

A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), Francisco Cesário de Oliveira (Presidente da FFMS), Marcos Antonio Tavares (Vice-Presidente Executivo da FFMS), Rio Verde Esporte Clube, Leocir Teixeira de Miranda (Presidente do Rio Verde Esporte Clube), SAAD Esporte Clube e Romeu Carvalho de Castro (Presidente do Saad Esporte Clube), responderão a ação coletiva de consumo impetrada pelo Ministério Público Estadual. O MPE pede o afastamento do presidente e da diretoria da entidade.

Na ação os promotores alegam que foram utilizados em jogos, de forma indevida e irregular, atletas amadores e sem contrato profissional. E, que a participação dos atletas interferiu diretamente nos resultados das partidas e, também, no resultado final da competição.

De acordo com Francisco Cesário de Oliveira, presidente da FFMS, até o momento ele não foi notificado da ação e que vai aguardar para se defender. “Todos os documentos solicitados foram entregues. Nunca neguei informação e só fiquei sabendo da ação por meio da imprensa”, destacou o presidente.

Cesário enfocou que está bastante tranquilo com a situação. “Todas as nossas decisões são em cima daquilo que os dirigentes homologam”, informou.

Saad Esporte Clube

Na ação proposta, o Saad Esporte Clube participou de campeonatos de futebol profissional de 2009 (série B), 2010 (Série A) e 2011 (série A) de forma absolutamente indevida e ilegal, pois era sediado no Estado de São Paulo e sem estatuto aprovado e inscrição regular junti à Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul.

Ação ajuizada ainda ressalta que a participação do Saad Esporte Clube no campeonato de futebol profissional de 2012 (série A) segue irregular e indevida.

Para o MP, as participações irregulares, tanto dos jogadores do Rio Verde Esporte Clube, quanto da associação civil Saad Esporte Clube, são serviços e atividades (partidas de futebol) com vício e que o torcedor-consumidor teria sido lesado.

Afastamento

Com base no estatuto do torcedor, os Promotores de Justiça do Consumidor pedem o afastamento imediato de Francisco Cesário de Oliveira e Marco Antônio Tavares da direção da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul.

Além disso, como medida liminar, está sendo solicitado que seja determinada a suspensão imediata do Saad Esporte Clube doCampeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol 2012 – Série A, assim que seja imposta à Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul a obrigação de fiscalizar a participação de atletas efetivos e suplentes nos jogos dos campeonatos que organiza, visando que jogadores estranhos, sem contrato de trabalho desportivo, sem a devida inscrição da FFMS e sem condições de jogo, disputem partidas.

O não cumprimento poderá acarretar multa a ser recolhida ao Fundo Estadual de Defesa dos Direitos do Consumidor.

Ressarcimento

A ação tem como pedido final o ressarcimento do torcedor-consumidor lesado, com a

devolução de valores pagos por ingressos dos campeonatos de futebol profissional de 2009

(série B), 2010 (série A) e 2011 (série A), disputados em sua integralidade com jogos

marcados por vício e ausência de transparência, lisura e boa-fé. Além da devolução de

valores, o Ministério Público pediu a condenação dos requeridos em danos morais, a favor

do torcedor-consumidor lesado e também da coletividade.

Fonte: Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

UFMS: Vestibular e PASSE 2026 tem três cursos inéditos

Inscrições abertas até 12 de novembro; provas previstas para dezembro Estão oficialmente abertas em todo o estado as inscrições para os processos seletivos Vestibular e...

PM apreende adolescente conduzindo moto barulhenta no Jardim Morumbi

Segundo boletim de ocorrência, jovem de 17 anos teria sido flagrado sem habilitação e com escapamento adulterado

Homem é encontrado morto dentro de carro estacionado no Santos Dumont

Corpo foi localizado pelo pai da vítima, onde caso está sob investigação da Polícia Civil