11/03/2016 – Atualizado em 11/03/2016
“Não tem uma viva alma mais honesta do que eu” disse Lula no dia 20/01/2016
Por: Neto
O MP (Ministério Público) de São Paulo pediu a prisão preventiva do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, na última quarta-feira (09). O pedido de prisão se estende ao ex-tesoureiro do PT (Partido dos Trabalhadores) João Vaccari Neto e do empreiteiro Léo Pinheiro, da construtora OAS.
O pedido de prisão refere-se a acusações contra Lula, de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, pela suposta ocultação do tríplex na cidade de Guarujá (SP), registrado oficialmente em nome da OAS.
Os Promotores Cássio Conserino, Fernando Henrique Moraes de Araújo e José Carlos Blat, elaboraram denúncia de 102 páginas, com detalhes sobre as suspeitas elencadas nas investigações.
O pedido de prisão está nas mãos da juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira, da 4ª Vara Criminal da Justiça. Ela não tem prazo definido para tomar a decisão.
Os Promotores responsáveis pela denúncia, em entrevista coletiva, veiculada nas principais emissoras de televisão do país, ressaltaram que a prisão preventiva de Lula é de extrema importância, pois em liberdade representa ameaça à ordem pública.
“O ex-presidente tentou se valer de sua influência para frear as investigações e inflamar a população contra as investigações do MP e as decisões da Justiça. Além disso, há risco de “evasão extremamente simples”, pelo “poder” de ex-presidente que possui, erigindo-o a patamar de cidadão ‘acima da lei’, algo inaceitável no Estado Democrático de Direito brasileiro” afirmaram os Promotores.



