36.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 29 de dezembro, 2025

Ministério de Minas e Energia muda regra de leilões de biodiesel

Economia – 11/05/2012 – 15:05

Interesse das distribuidoras vai ser considerado nas compras da Petrobras.

Leilões servem para atender adição de 5% de biodiesel no diesel tradicional.

Ministério de Minas e Energia mudou as regras dos leilões de biodiesel feitos pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para atender à mistura obrigatória com diesel tradicional. A mudança foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (11).

A principal alteração é que o interesse das distribuidoras do combustível vai ser levado em consideração pela Petrobras já na hora de comprar o biodiesel dos produtores.

Isso significa que, além do preço mais baixo, a Petrobras vai comprar o biodiesel de acordo, por exemplo, com a proximidade entre o produtor e o distribuidor a quem ele terá que entregar o produto. A mudança é importante porque o custo de transporte impacta no preço do combustível para os consumidores.

Hoje isso só acontece após a Petrobras comprar o combustível no leilão. O modelo atual estabelece um primeiro leilão – em que os produtores vendem à Petrobras – e um segundo, em que a empresa vende às distribuidoras. Com a alteração, esse segundo leilão deixa de existir.

A participação da Petrobras como intermediária nos leilões de biodiesel feitos pela ANP é obrigatória, determinada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

“Com as mudanças, nós esperamos reduzir um pouco a interferência de governo e permitir que os agentes de mercado passem a participar mais no processo”, disse o secretário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Marco Antônio Martins Almeida.

Para ele, as novas regras podem levar a redução no preço do biodiesel. Ele também avalia que o novo modelo é “menos suscetível a combinação de preços” entre os fornecedores que vão participar do leilão.

A ANP comunicou recentemente à Polícia Federal uma suspeita de conluio em um leilão de biodiesel realizado no final do ano passado.

Os leilões de biodiesel acontecem a cada três meses. O primeiro a ser realizado com as mudanças será em junho. Os leilões servem para atender à regra que obriga a mistura de 5% de biodiesel no diesel tradicional.

Almeida disse que a quebra da safra de soja deve levar a aumento de preço do biodiesel – o óleo de soja é o principal produto usado no biodiesel. Ele descartou, porém, risco de falta do produto no mercado nacional.

Fonte: Do G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Inscrições para processo seletivo da Prefeitura de Três Lagoas se encerram na data de hoje

Seleção oferece 252 vagas temporárias para níveis médio e superior, com salários de até R$ 5,5 mil cadastro deve ser feito até as 19h As...

Comissão da Câmara aprova isenção de IPI para adaptação de veículos de pessoas com deficiência

Projeto prevê benefício fiscal para peças e equipamentos e ainda será analisado por outras comissões antes de seguir para o Senado A Comissão de Defesa...

Mato Grosso do Sul se consolida como referência nacional em turismo e inovação

Estado encerra 2025 com recorde de prêmios, crescimento econômico, avanços em inclusão e forte presença no mercado nacional e internacional Mato Grosso do Sul encerra...