38.9 C
Três Lagoas
domingo, 30 de agosto, 2026

Ministério da Saúde lança campanha contra cigarros eletrônicos e aditivos saborizantes

Em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (Inca) lançaram nesta quarta-feira (28) uma campanha nacional com foco nos riscos dos cigarros eletrônicos e dos aditivos de sabor e aroma. A iniciativa busca alertar sobre o papel desses produtos na iniciação ao tabagismo e na manutenção da dependência da nicotina, especialmente entre crianças e adolescentes.

Durante o lançamento, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou a gravidade da situação: “Não é um dia de comemoração, mas de mobilização. A luta contra o tabaco continua sendo essencial para salvar vidas e reduzir o impacto nos sistemas de saúde”. Padilha também destacou que, em países que regulamentaram o uso de cigarros eletrônicos, o consumo é até seis vezes maior do que no Brasil.

A campanha esclarece os danos causados pelos dispositivos eletrônicos à saúde, afetando pulmões, coração e outros órgãos. O uso de aditivos aromatizantes, segundo o Inca, aumenta a atratividade sensorial dos produtos, mascarando seus efeitos nocivos e dificultando a cessação do vício.

“O tabagismo, em todas as suas formas, é prejudicial. Os aditivos e os dispositivos eletrônicos representam uma nova ameaça, principalmente para os jovens”, afirmou o Inca, em nota oficial. A entidade também reforça que abandonar o cigarro traz benefícios imediatos e significativos, independentemente do tempo de vício ou da presença de doenças associadas ao tabaco.

Confira os benefícios de parar de fumar:

  • 20 minutos: pressão arterial e pulsação normalizam;
  • 2 horas: nicotina deixa de circular no sangue;
  • 8 horas: níveis de oxigênio se estabilizam;
  • 12 a 24 horas: pulmões funcionam melhor;
  • 2 dias: sentidos do olfato e paladar se aprimoram;
  • 3 semanas: melhora na respiração e na circulação;
  • 1 ano: risco de infarto cai pela metade;
  • 10 anos: risco de infarto se iguala ao de não fumantes.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito para quem deseja parar de fumar. Interessados devem procurar a coordenação de controle do tabagismo em suas secretarias de saúde municipais ou estaduais.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Apreensões de canetas emagrecedoras disparam e chegam a R$ 5,9 milhões

Valor apreendido pela Receita Federal em pouco mais de seis meses já é quatro vezes maior que o registrado durante todo o ano de 2025

Bolsão de MS chega a 336 mil habitantes e lidera crescimento populacional no Estado

Região ganhou mais de 55 mil moradores em dez anos e apresentou expansão de 19,79%, acima do dobro da média estadual

Procon encontra variação de até 13,55% nos preços dos combustíveis

Pesquisa realizada em 35 postos mostra diferenças nos valores e aponta queda em alguns combustíveis entre julho e agosto
error: Conteúdo Protegido