19.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de setembro, 2025

Ministério da Justiça acelera regras sobre porte de maconha

O Ministério da Justiça e Segurança Pública está acelerando a elaboração de regras para lidar com a situação de pessoas flagradas com até 40 gramas de maconha. O governo federal se movimenta seis meses após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de descriminalizar a posse dessa quantidade da droga para uso pessoal.

Reuniões e elaboração de regras

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), responsável por elaborar uma resolução, realizará reuniões ao longo de janeiro com o Conselho Nacional de Justiça para agilizar o debate. A expectativa é que essas regras sejam estabelecidas até março. Paralelamente, a Senad deve lançar campanhas publicitárias para prevenir o consumo de maconha e implementar Centros de Acesso a Direitos e Inclusão Social (Cais) para atender pessoas com problemas relacionados ao abuso de drogas.

Decisão do STF e implicações

Em junho de 2023, o STF decidiu que não é crime ser flagrado com até 40 gramas de maconha para consumo próprio. A decisão estabelece que será presumido usuário quem adquirir, guardar, transportar ou trouxer consigo essa quantidade ou até seis plantas fêmeas, até que o Congresso legisle a respeito.

Com informações Metrópoles

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Melatonina: o que é, para que serve e os riscos do uso sem prescrição

Uso descontrolado do “hormônio do sono” preocupa médicos e pode gerar efeitos adversos

Alunos conhecem Câmara por dentro e aprendem sobre política

Turmas do 5º ano da Presidente Médici participam de visita guiada ao Legislativo Alunos do 5º ano da Escola Municipal Presidente Médici tiveram, nesta quarta-feira...

Alerta sonoro vai soar ao mesmo tempo nos celulares de Três Lagoas

Teste do Governo Federal vai simular alerta de emergência no dia 27 Na manhã de 27 de setembro, todos os celulares de Três Lagoas vão...