26.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 8 de dezembro, 2025

Ministério alerta para casos de insolação provocados pelo excesso de sol

Saúde – 03/01/2012 – 08:01

O Ministério da Saúde alertou para casos de insolação provocados pelo excesso de exposição ao sol e ao calor intenso. Os principais sintomas são desidratação e queimaduras na pele, além de dor de cabeça, tontura e febre. Casos mais graves podem provocar inconsciência.

De acordo com o ministério, se proteger utilizando apenas o guarda-sol durante grande parte do tempo não é solução para o problema – mesmo sem estar diretamente exposta, a pessoa pode pegar insolação porque a areia reflete o sol, elevando a temperatura do corpo.

Pessoas com sintomas de insolação devem ser levadas imediatamente para um local bem arejado e com sombra e receber hidratação por via oral para repor os líquidos perdidos. Em casos de queimadura solar, compressas frias de chá de camomila ou de soro fisiológico ajudam a aliviar a reação inflamatória da pele.

Outra orientação é usar loções corporais refrescante e evitar e ingestão de bebidas alcoólicas, já que elas fazem com que o corpo perca ainda mais líquido. É recomendado também usar roupas leves e claras, de algodão, e manter uma alimentação com base em frutas e verduras.

Fonte: Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Diretor do Hospital Auxiliadora de Três Lagoas fala sobre preparação da 7ª Costelada Beneficente

Marco Calderon reforçou que evento, à ser realizado neste sábado, 13, arrecadará recursos para compra de poltronas destinadas aos acompanhantes de pacientes do SUS.

Mara Caseiro destaca compromisso com Três Lagoas e projeta candidatura à Câmara Federal

Deputada estadual afirmou que pretende migrar para o PL, reforçou pautas defendidas no Estado e elogiou o trabalho da vice-prefeita Vera Helena e das lideranças locais em entrevista à Toninha Campos.

Foragido é preso após tentar fugir da Rádio Patrulha na Vila Piloto

Suspeito de 35 anos tentou se esconder em residência, porém acabou sendo detido.