32.4 C
Três Lagoas
sábado, 14 de fevereiro, 2026

Militares da Aeronáutica visitam Aeroporto para homologação da EPTA

21/12/2013 – Atualizado em 21/12/2013

Por: Assessoria

A prefeita Marcia Moura (PMDB) acompanhou a visita dos militares da Aeronáutica do II Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA), que estiveram no Aeroporto Municipal de Três Lagoas, na última quarta-feira (18), realizando inspeção que visa homologação da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo – EPTA.

Segundo o superintendente do aeroporto de Três Lagoas, José Estevão Morais Palma os militares realizaram inspeção e avaliaram todo instrumento operacional da EPTA, que já está pronta, mas para que passe a operar, precisa do documento constatando sua homologação.

As EPTA’s são responsáveis pela prestação de Serviços de Tráfego Aéreo (ATS), de Telecomunicações Aeronáuticas (COM), de Meteorologia Aeronáutica (MET) e de Informações Aeronáuticas (AIS), além de disponibilizar uma rede de auxílios à Navegação Aérea.

Os serviços de tráfego aéreo fornecem aos pilotos autorizações e informações com o objetivo de manter o fluxo de tráfego aéreo ordenado, além de acionar os recursos de busca e de salvamento, nos casos de emergências aeronáuticas.

A principal responsabilidade do serviço de informações aeronáuticas é disponibilizar toda informação necessária para o planejamento e execução de um voo seguro.

“Esta avaliação não impede a operação dos voos comerciais que temos, porém com a operação desta nova categoria da EPTA em funcionamento teremos maior segurança e a operação dos voos irá melhorar consequentemente, pois dá maior confiabilidade ao piloto”, explica o superintendente do Aeroporto.

Para que a EPTA entre em operação é necessária emissão de documento constatando registro e aval para funcionamento.

CINDACTA II

Os militares integram a Unidade responsável pelo controle e gerenciamento do espaço aéreo da Região Sul e adjacências, sediado em Curitiba.

O CINDACTA II é um elo permanente do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (SISCEAB) e do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA). Atualmente é responsável pela Região de Informação de Voo (FIR) sobrejacente aos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e parte de São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Espírito Santo.

Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Tereza Cristina rejeita nota da federação União Progressista e diz que não representa bancada do PP

Manifestação nas redes sociais ocorre em meio a desgaste interno por apoio a ministro do STF

Carnaval seguro e sem ressaca: o “kit de sobrevivência” do folião 2026

Especialistas de Nutrição e de Segurança Digital da UniCesumar EAD dão dicas práticas de hidratação, alimentação e proteção do celular contra furtos e golpes...

CESP amplia vazão da Usina de Porto Primavera por determinação do ONS

Medida visa atender demanda nacional de energia e pode elevar temporariamente nível do Rio Paraná