32.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 8 de maio, 2024

Microrregião de Três Lagoas esteve representada na 16ª Conferência Nacional de Saúde

A 16ª Conferência Nacional de Saúde foi realizada em Brasília no período de 04 a 07 de agosto.

12/08/2019 17h30
Por: Mirela Coelho

TRÊS LAGOAS (MS) – Os municípios da Microrregião de Três Lagoas, ou seja, agregando Água Clara, Brasilândia, Bataguassu, Selvíria e Santa Rita do Pardo, estiveram representados na 16ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em Brasília no período de 04 a 07 de agosto.

Eleitos nas Conferências Municipais e, posteriormente, na Conferência Estadual, compondo a delegação do Estado de Mato Grosso do Sul, estiveram em Brasília: Geórgia Medeiros de Castro Andrade, eleita representando os gestores da Saúde; Renato Soares, como representante dos trabalhadores da Saúde; e Milton Gomes Silveira e Renilda Rosa Dias, como representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS.

Também participaram, representando a microrregião de Três Lagoas: Gilcirene Cardoso de Souza Mizobata (usuária do SUS de Selvíria) e Jones Moreira Soares da Silva (trabalhador na Saúde de Brasilândia)

No evento, a delegação de Mato Grosso do Sul, atendendo ao convite pessoal do ministro Luiz Henrique Mandetta, teve a oportunidade de visitar a sede do Ministério da Saúde em Brasília e conhecer de perto parte da estrutura funcional deste Ministério.

Em preparação à Conferência Nacional, aconteceram por todo o Brasil mais de três mil conferências preparatórias, incluindo as municipais e estaduais, com a finalidade de “nortear as ações do Ministério da Saúde para o SUS, nos próximos anos”, resumiu Geórgia.

Como ressaltou o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), órgão responsável pela organização da 16ª Conferência. Fernando Pigatto, “somos a favor da luta nas suas diferenças e a contribuição de cada segmento da Saúde foi fundamental nesse processo. Estamos construindo coletivamente a garantia do SUS como nós sonhamos”.

O relatório final, que está sendo divulgado, é composto por 31 diretrizes e 329 propostas oriundas de todos os Estados brasileiros. Além disso, foram aprovadas 56 moções que marcaram o posicionamento do evento em relação a diversos temas ligados à Saúde. Entre eles, garantia de direitos, medicamentos, assistências integrais, financiamento adequado e fortalecimento do SUS.

“Vamos receber todas as demandas, classificá-las, aproveitá-las, debater as que estão ligadas com a política pública. Com certeza, dialogar é minha marca. Minha vida inteira foi assim”, assegurou o Ministro Mandetta.

A 16ª Conferência trouxe o tema Democracia e Saúde, trabalhando três eixos: Saúde como Direito, Consolidação do SUS e Financiamento Adequado do SUS.

Da redação com informações da assessoria da Prefeitura de Três Lagoas

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Traficante é preso durante deflagração de operação pela Polícia Civil

No âmbito da "Operação Cosud", a ação também cumpriu mandados de busca e apreensão em Selvíria na manhã desta quarta-feira.

Através de parcerias, internos da Colônia Penal de Três Lagoas são inseridos no mercado de trabalho

Diretor substituto da unidade, Wilson Medina explicou em entrevista que atualmente, 126 dos 150 internos estão empregados em diversas áreas no município.

Estado recebe mais 92 mil doses da vacina contra a Influenza

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), recebeu na terça-feira (7) mais 92 mil doses...