22.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Meteorologia prevê “maior frio do século” e termômetros de MS em 0°C

Mato Grosso do Sul deve enfrentar mais uma onda de frio extremo na próxima semana. Dessa vez, a expectativa é que as temperaturas sejam as mais baixas desse século – iniciado em 2001 – e alcancem até os 0°C no sul do Estado, inclusive com ocorrência de geada em alguns municípios. A previsão é da Metsul.

Conforme o instituto de meteorologia, a frente fria deve chegar ao Brasil por volta de quarta-feira (28) e permanecer estacionada sobre o centro-sul do país até pelo menos sábado (31) que vem, quando o calor deve voltar.

Vários estados, como Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo devem enfrentar a “friaca”, além de Mato Grosso do Sul. As projeções apontam geadas ocorrendo principalmente no período final da onda de frio.

“Não bastasse, no que também é pouco incomum, a linha de 0ºC no nível de 850 hPa alcança São Paulo e o Sul do Mato Grosso do Sul, ou seja, o ar polar poderia alcançar latitudes do Centro do Brasil com intensidade rara”, frisa a Metsul Meteorologia em nota divulgada em seu site oficial.

Em algumas regiões do Rio Grande do Sul e até do Rio de Janeiro, em grande altitudes, o instituto aponta a possibilidade inclusive de neve, com temperaturas negativas entre -10°C e -20°C. A sensação térmica no alto do Morro da Igreja, em Santa Catarina, pode ficar na casa dos -20ºC e -25ºC, por exemplo.

Imagem mostra projeção de massa de ar polar, em roxo, alcançando o território brasileiro na próxima semana (Foto: Reprodução/Metsul)

Outros institutos – Já o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que pertence ao Governo Federal, faz projeção mais conservadora sobre o frio na próxima semana, mas confirma a chegada de uma frente fria que começa a se formar no sul do país e chegar na noite de terça-feira (27) ao Mato Grosso do Sul.

O órgão não prevê temperaturas negativas no Estado, mas aponta para mínimas na casa dos 3°C em Aral Moreira e 4ºC em Ponta Porã, além de 5°C em Iguatemi e Eldorado – as quatro cidades fica na porção meridional sul-mato-grossense. Na Capital a previsão é que a temperatura mínima fique em torno dos 8ºC na quarta.

“Com tantos dias de antecedência é complicado termos certeza, mas, por enquanto nossa previsão é essa, é uma tendência de frio. O maior impacto da frente fria em Mato Grosso do Sul deve acontecer nos dias 28 e 29 de julho”, explica a meteorologista do Inmet, Naiane Araújo, sobre a projeção do meteorológica.

Informações do site Campo Grande News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Gestante passa mal após carro em que estava sofrer colisão no Vila Maria

Devido ao risco pela gravidez, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros à unidade de saúde.

Criança de 11 anos é atingida por carro enquanto voltava da escola no Centro

Jovem seguia de bicicleta pela contramão quando foi atingida pelo veículo.

Na mesma avenida, dois acidentes acontecem em menos de cinco minutos

Vítimas foram socorridas pelo SAMU e pelo Corpo de Bombeiros na Av. Antônio Trajano.