27.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 8 de julho, 2025

Mercadante: guerra comercial dos EUA traz riscos, mas também oportunidades ao Brasil

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, afirmou nesta quinta-feira (10) que a guerra comercial iniciada pelos Estados Unidos sob o governo de Donald Trump representa tanto riscos quanto oportunidades para o Brasil. A declaração foi dada após um seminário sobre cooperativismo na sede do banco, no Rio de Janeiro.

Segundo ele, as tarifas unilaterais impostas pelos EUA, especialmente contra produtos chineses, criam um ambiente de instabilidade econômica global, com impactos como inflação, atraso em investimentos e incertezas comerciais. No entanto, setores como a agropecuária e a indústria brasileira podem se beneficiar da reconfiguração do mercado internacional.

Mercadante destacou que o Brasil tem potencial para expandir sua presença global, especialmente em setores ligados à segurança alimentar, beneficiando-se da sua imagem pacífica e boas relações diplomáticas. Ele ressaltou que o país já vem atraindo centros de pesquisa e desenvolvimento em áreas como aviação e veículos híbridos.

Além disso, mencionou a importância do mercado interno brasileiro como um diferencial em um cenário de aumento do protecionismo global, e defendeu o fortalecimento de alianças com países afetados pelas medidas protecionistas dos EUA, como México, Canadá, União Europeia e membros do Sul Global e dos Brics.

Por fim, lembrou que o Brasil sediará a próxima cúpula dos Brics, marcada para os dias 6 e 7 de julho de 2025, no Rio de Janeiro.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Projeto de Lei propõe notificação por WhatsApp e e-mail sobre vencimento da CNH no Mato Grosso do Sul

Projeto de Lei prevê envio automático de notificações por e-mail e WhatsApp sobre vencimento da CNH em MS, com objetivo de facilitar a renovação e promover inclusão digital.

Homem denuncia ex-esposa por perseguição em Três Lagoas: “Não tenho mais paz”

Um homem de 44 anos procurou a Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (DEPAC) na noite desta segunda-feira (7), para denunciar sua ex-esposa, de 35...

‘Enem dos Concursos’: prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do CNU termina hoje 

Candidatos têm até as 23h59, no horário de Brasília, para fazer o requerimento