19/11/2014 – Atualizado em 19/11/2014
Por: G1
O menino Misael, que pesa mais de 70 kg com apenas três anos, passará por uma nova série de exames para tentar descobrir o que faz com que ele engorde tanto. Segundo o pai da criança, Manoel Abreu, depois que o resultado deu negativo para a síndrome de Prader Willi, médicos estão avaliando outras possibilidades. Na noite desta segunda-feira (17), o menino passou pelo exame de polissonografia, que avalia o sono, mas o resultado sai no dia 2 de dezembro. Uma equipe médica, formada por oito profissionais, vai acompanhar a saúde da criança por 30 dias. Nesse tempo, a família, que é de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do estado, vai ficar na casa de amigos, na Grande Vitória. “Teremos que recomeçar do zero”, comentou o pai.
Misael nasceu com 3,750 kg, peso considerado normal, mas, segundo a mãe, Josiane de Jesus, ele começou a engordar desde os primeiros meses de vida. O menino foi atendido por uma endocrinologista e encaminhado para uma geneticista, que orientou que fosse realizado um exame para constatar a chamada síndrome de Prader Willi. No entanto, a família da criança não tinha condições de pagar o exame, que custa mais de R$ 1 mil, que foi feito com a ajuda do governo. Apesar disso, a síndrome não foi identificada em Misael.
De acordo com Manoel, uma nova bateria de exames será realizada e a esperança é que o diagnóstico não demore a sair. “Teremos que recomeçar do zero. Já estamos nos processos de coleta de sangue, controle de taxas. Ele também está fazendo exercícios na piscina”, contou.
Para ajudar a criança, a nutricionista Carla Mancilha mobilizou uma equipe de oito profissionais que farão uma grande avaliação do menino. No grupo estarão cardiologista, endocrinologista, psiquiatra, geneticista, psicólogo, neurologista, ortopedista, além dela, como nutricionista.
