26.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 1 de maio, 2025

Membros do Conesp são empossados para mandato de dois anos

Os membros do Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (CONESP) foram empossados, na segunda-feira (28), em solenidade realizada no auditório da Academia de Polícia Civil (Acadepol), em Campo Grande – Mato Grosso do Sul. Os conselheiros empossados exercerão mandato de dois anos, compreendendo o período de 2025 a 2027.

Durante a cerimônia, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, ressaltou a relevância do Conselho como espaço estratégico na construção de políticas públicas voltadas à segurança. “O Conselho Estadual de Segurança tem um papel fundamental na construção de políticas públicas mais justas, eficientes e alinhadas com as reais necessidades da população. A sua importância está diretamente ligada à participação efetiva de toda a sociedade, que é muito bem representada por cada integrante aqui presente. Cada voz que compõe este Conselho carrega consigo a vivência e a visão de uma parte essencial do nosso estado”, destacou Videira.

Criado em 2019, o CONESP é um órgão colegiado de caráter consultivo e deliberativo, com a missão de fortalecer a governança da segurança pública em Mato Grosso do Sul. Entre suas principais atribuições estão a proposição de diretrizes para a Política Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (PESPDS), com foco na prevenção e repressão à violência e criminalidade, em consonância com os princípios da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS), além do estímulo à articulação entre os órgãos estaduais e a sociedade civil.

A composição do Conselho inclui representantes de diversos setores da segurança pública, do poder público e da sociedade civil, promovendo um espaço plural de diálogo e tomada de decisões. 

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho

A declaração e atualização do rebanho deve ser feito pelo produtor rural nas regiões do Planalto e Pantanal de 1º de maio a 2 de junho (primeiro semestre) e de 1º de novembro a 30 de novembro (segundo semestre).

MS registra 3.987 casos confirmados de dengue em novo boletim

Segundo o documento, 10 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 6 estão em investigação.

SES amplia ações de conscientização e fiscalização contra dispositivos ilegais em Paranaíba

Além de palestras para alunos, a Vigilância Sanitária Estadual capacitou equipes municipais para atuarem como multiplicadoras das ações de prevenção.