27.4 C
Três Lagoas
sábado, 3 de maio, 2025

Megaprojeto abre concorrência pública para o plantio de árvores nativas

Geral – 12/09/2012 – 16:09

De encontro com a perspectiva de alta demanda por mudas nativas do Instituto Brasileiro de Florestas (IBF) discutida durante a Rio+20, que considera uma necessidade imediata de plantio de 250 bilhões de árvores nativas para recuperação de áreas degradadas, a Companhia Energética de São Paulo (CESP) abre no mês de setembro de 2012, concorrência pública voltada ao plantio de 2 milhões de mudas de árvores nativas por meio de 4 editais na modalidade pregão eletrônico.

O plantio de 2 milhões de árvores serão realizados em áreas de influências das usinas hidrelétricas da CESP, na divisa dos estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo, situadas nas cidades de Bataguassu/MS, Anaurilândia/MS, Três Lagoas/MS e Ouro Verde/SP.

Conforme diretor de meio ambiente da CESP, Cláudio Pereti, além destes 4 editais, haverá abertura de novas concorrências públicas com esta demanda em 2013.

Vale-se a observação de que a CESP é uma instituição que se atenta quanto aos impactos gerados no meio ambiente derivados de suas atividades. Dessa forma, desenvolve programas que visam a conservação ambiental dos ecossistemas nas áreas de influência de seus empreendimentos. Para informações adicionais sobre as Política Ambiental da CESP, clique aqui.

Segundo Solano Aquino, Diretor Presidente do Instituto, “O IBF não consegue atender a demanda por mudas nativas sozinho. Dessa forma, queremos atrair parceiros para esta atividade por meio de ações em conjunto atreladas e transferência de tecnologia relacionada ao cultivo profissional de mudas florestais nativas”.

Neste sentido, o IBF desenvolveu um Programa Nacional de Ampliação da Oferta de Mudas Florestais, denominado de Programa Eco Parceiros. Este Programa, tem como finalidade a implantação de um viveiro de produção de mudas padrão IBF, em parceira com empreendedores e investidores que visam obter lucro desenvolvendo uma atividade que integra o homem e a natureza.

O Eco Parceiro recebe orientação para a implantação do viveiro de crescimento pelo IBF. Durante este período, o IBF capacitará o parceiro quanto à todos os cuidados técnicos relacionados à adubação, controle de pragas, irrigação, expedição e outros, assim como informações sobre mercado e apoio no escoamento das mudas, proporcionando assim o seu melhor desempenho.

Fonte: IBF

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Suspeito de esfaquear três jovens durante evento no Balneário Municipal é preso em lava jato

Indivíduo de 21 anos alegou durante depoimento que agiu por legítima defesa.

Vendedor de pães morre em colisão frontal com carro entre Brasilândia e Três Lagoas

Wallace Monteiro, de 30 anos morreu no local. Já a motorista do carro foi levada ao hospital, mas sem risco de morte.

Ladrão é preso após furtar bicicleta elétrica na porta de hospital

Criminoso possui extensa ficha e foi preso com uma faca e ferramentas usadas para arrombamento nesta sexta-feira, 02.