18.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 16 de julho, 2025

“Medidas de prevenção contra leishmaniose devem ser tomadas em casa” orienta coordenador de Saúde

17/07/2013 – Atualizado em 17/07/2013

Prevenção contra leishmaniose deve ser feito em casa

Por: Cristiane Sagioratto

O coordenador do Setor de Educação em Saúde da Prefeitura de Três Lagoas, Fernando Garcia de Brito, concedeu entrevista à diretora da Rádio Caçula, Toninha Campos, na manhã desta quarta-feira (17) e orientou aos ouvintes quanto às formas de prevenção e cuidados que a população deve ter em relação à leishmaniose.

A leishmaniose é uma doença infecciosa, não contagiosa e é transmitida por insetos que se alimentam de sangue humano, conhecidos como flebótomineos. Popularmente, esses mosquitos são chamados palha, birigui, tatuquiras ou cangalhinha.

Existem dois tipos de leishmaniose, a cutânea e a visceral. O diagnóstico da doença cutânea é dado após três semanas que a pessoa é picada pelo inseto, no entanto, aparece uma lesão na pele que com o passar do tempo vai aumentando de tamanho até formar uma ferida. A doença também pode se manifestar como lesões inflamatórias nas mucosas do nariz e boca.

Já a leishmaniose visceral, os sintomas aparecem nos animais de estimação, principalmente nos cachorros. Os sintomas são queda de pelos, muita tristeza, unhas grandes, conjuntivite, descamação na pele, feridas nas orelhas, cauda e focinho.

Brito ressaltou que o contágio da leishmaniose visceral se dá pelo contato humano com animais domésticos. O cachorro ao ingerir água contaminada que fica jogada no quintal do morador, pode estar com focos do mosquito.

Ele orienta que o cão deve ser encaminhado ao Centro de Zoonose para verificar se ele está com sintomas da doença.

Sintomas

Os sintomas da leishmaniose é febre irregular por muito tempo, perda de apetite, anemia, fraqueza, emagrecimento, palidez, diarréia, infecção respiratória (tosse), crescimento da barriga.

Doença silenciosa

A leishmaniose é uma doença além de contagiosa ela se manifesta silenciosamente. As características apresentadas pela pessoa contaminada são: não sente dor, não tem cheiro, não arde, não coça e as feridas tem bordas salientes.

O coordenador orienta que o diagnóstico da doença deve ser feito assim que aparecerem os sintomas. “A leishmaniose é uma doença silenciosa, a pessoa pode estar com o inimigo em casa e não tem conhecimento”, alerta Brito.

O mosquito se reproduz por meio do esterco de galinha, de vaca que muitas vezes ficam depositados no quintal da residência e o morador ao menos se dá conta do perigo que corre pela prática errada. “A pessoa pode estar com o inimigo em casa, e não tem conhecimento”, destaca Fernando.

Ele ressalta que a higiene ambiental é fundamental como forma de prevenção da doença. A casa deve ser arejada, as janelas devem ficar abertas, que tem cachorro deve levá-lo ao centro de zoonose para verificar se ele está contaminado com o mosquito Flebotomíneo.

Prevenção

  • Fazer podas em árvores constantemente;
  • Não acumular flores e frutos no quintal;
    -Cascas de frutas devem ser jogadas no lixo e não no quintal;
  • Evitar jogar água de pia no quintal;
  • Manter a casa arejada;
  • Levar o cachorro ao Centro de Zoonose se ele apresentar sintomas da doença;
  • Evitar construir casas e acampamentos em áreas muito próximas à mata
  • Fazer dedetização, quando indicada pelas autoridades de saúde
  • Evitar banhos de rio ou de igarapé, localizado perto da mata
  • Utilizar repelentes na pele, quando estiver em matas de áreas onde há a doença
  • Usar mosquiteiros para dormir
  • Usar telas protetoras em janelas e portas
  • Eliminar cães com diagnóstico positivo para leishmaniose visceral, para evitar o aparecimento de casos humanos.

Entre os sintomas apresentados no cão são queda de pelos, muita tristeza, unhas grandes, conjuntivite, descamação na pele, feridas nas orelhas, cauda e focinho.Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Baratta fala sobre Capoeira e TDAH em entrevista à Rádio Caçula

José Augusto Dias, o Baratta do ABADÁ-Capoeira, destacou como a capoeira se tornou uma ferramenta poderosa de desenvolvimento e apoio para jovens e pessoas...

Inscrições abertas para o Programa Semear da Eldorado Brasil

Oportunidades são para profissionais das áreas Florestal, Agronômica e Mecânica; inscrições vão até 14 de agosto A Eldorado Brasil Celulose está com inscrições abertas para...

Plano Safra para MS pode chegar a R$ 16 bilhões com juros menores a quem usa práticas sustentáveis

A Superintendência Estadual do Banco do Brasil anunciou, na manhã dessa terça-feira (15), o aporte de R$ 230 bilhões para financiar o Plano Safra...