29.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 3 de novembro, 2025

Médicos fazem primeiro transplante de mão

Saúde – 04/01/2013 – 16:01

Um homem de 51 anos foi a primeira pessoa a receber um transplante de mão no Reino Unido, após uma operação realizada por médicos do hospital de Leeds (norte da Inglaterra), informam nesta sexta-feira (4) veículos britânicos.

Mark Cahill, que trabalhava em um pub de West Yorkshire, teve a mão direita paralisada pelos efeitos da gota, doença causada por acúmulo de ácido úrico nas articulações.

A intervenção cirúrgica, realizada no dia 27 de dezembro no hospital Leeds Geral Infirmary, durou oito horas e foi muito delicada, já que os cirurgiões precisaram conectar nervos do braço de Cahill à nova mão.

Os médicos informaram que ainda é cedo para saber quanto movimento ele terá, mas Cahill já consegue mexer levemente os dedos, embora ainda não tenha tato.

“Neste momento me sinto bem, sem muita dor”, disse o homem à imprensa britânica.

O professor Simon Kay, cirurgião plástico do hospital de Leeds, disse hoje que esse foi um “grande desafio” para a equipe médica e admitiu que ainda é cedo para saber o sucesso da intervenção, embora “tudo indique que deu certo e o paciente faça progressos”.

A equipe de especialistas esteve em contato com médicos franceses de Lyon, que fizeram o primeiro transplante de mão em 1998.

Fonte: Uol

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Festa de 40 anos do Dr. Guilherme Fidelis

No último sábado, 1º de novembro, a Associação Médica foi palco de uma noite memorável: a comemoração dos 40 anos do Dr. Guilherme Fidelis....

“Oportunidade em Movimento” oferece 100 vagas de emprego em Três Lagoas

Ação conjunta entre Prefeitura e empresa privada promove seleção de trabalhadores em cinco regiões do município

Queimadas no Cerrado e Pantanal de Mato Grosso do Sul têm queda histórica de mais de 70% em 2025

Dados do Cemtec apontam redução de até 95% nos focos de calor e nas áreas queimadas, resultado das ações integradas de combate e prevenção...