35.4 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de dezembro, 2025

Médicos estão proibidos de usar jalecos em restaurantes em BH

Geral – 26/03/2012 – 15:03

Os médicos, enfermeiros e outros profissionais da área da saúde estão proibidos de usar jalecos em restaurantes e bares de Belo Horizonte.

O prefeito da capital mineira, Márcio Lacerda, chegou a vetar a lei, mas os vereadores derrubaram a decisão no dia 9 deste mês. A Câmara Municipal promulgou a lei na segunda-feira (19).

A nova norma proíbe o uso de equipamento de proteção individual, como aventais e jalecos, por profissionais da saúde em estabelecimentos comerciais que servem refeições, como bares e restaurantes.

Na região hospitalar de Belo Horizonte é comum ver médicos e enfermeiros usando os jalecos durante o horário de almoço.

A coordenadora de biossegurança dos laboratórios da Fundação Ezequiel Dias, Maria Helena Savino, é a favor da lei. Ela diz que os jalecos podem acumular bactérias e colocar outras pessoas em risco.

O coordenador científico da Sociedade Brasileira de Infectologia, Carlos Starling, é contra a medida.

Segundo o médico, não há comprovação do risco de se usar o equipamento de proteção individual em locais públicos.

A lei prevê multa para o estabelecimento que receber médicos e enfermeiros usando jalecos, aventais ou outros equipamentos.

Alguns bares e restaurantes da capital mineira se adiantaram a nova norma e já reservam um lugar para colocar os uniformes de trabalho.

A prefeitura informou que avalia a possibilidade de entrar na Justiça pedindo que a legislação seja declarada inconstitucional.

Segundo a Procuradoria-Geral do município, a lei fere o estado de direito ao proibir que o profissional de saúde circule com o jaleco em todo local que não seja o de trabalho.

Além disso, a procuradoria alega que não é razoável atribuir ao comerciante a obrigação de zelar pela aplicação da norma.

Fonte: G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Transformação tecnológica consolida novo modelo de assistência e gestão do SUS em Mato Grosso do Sul

Inauguração de centro de inteligência estratégica e expansão da telessaúde garantem maior equidade no acesso a especialistas e modernizam a administração pública estadual O ano...

Detran-MS dobra o número de veículos recuperados em rodovias estaduais durante o ano de 2025

Balanço da fiscalização viária aponta salto na recuperação de automóveis e revela dados preocupantes sobre condutores sem habilitação e uso de celular ao volante. Um...

Mato Grosso do Sul registra alta procura por nova CNH com regras que reduzem custos em até 80%

Resolução do Contran agiliza processos para primeira habilitação e garante isenção de taxas na renovação automática para condutores sem infrações Desde o lançamento da Resolução...