16.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho, 2026

Médico Oncologista comenta sobre o Dia Nacional da Mamografia

06/02/2014 – Atualizado em 06/02/2014

O Dia Nacional da Mamografia aconteceu nesta quarta-feira (05).

Por: Assessoria

Hospital Auxiliadora em parceria com a Rádio Difusora, através do Programa Viver Bem teve como tema desta quarta-feira (05) a importância do exame de mamografia. O médico oncologista Dr. Rodrigo Melão convidado desta semana, falou sobre a data e também da importância da prevenção.

No Brasil, a expectativa é que, em 2014, surjam mais de 57 mil novos casos de câncer de mama, segundo as estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), sendo que em 2011, foram 13.225 mortes, 120 homens e 13.225 mulheres.

Atualmente o Hospital Auxiliadora realiza cerca de 30 exames por mês de mamografia e conta com um aparelho digital moderno. “Este é o principal exame para detectar o câncer de mama precocemente, o que aumenta as chances de cura”, informa Dr. Rodrigo Melão.

A data para alertar as mulheres quanto à necessidade de realizar anualmente o exame a partir dos 40 anos. Segundo Dr. Rodrigo, o exame é a principal forma para a detecção precoce do câncer de mama, e o diagnóstico precoce é essencial e determinante na busca pela cura. “Em pelo menos 95% dos casos a doença é detectada pela mamografia logo no início. O exame também pode reduzir em até 35% a ocorrência de mortes em mulheres de 39 a 69 anos, segundo estudos”, concluiu.

 Dr. Rodrigo Melão. Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Segunda-feira começa com friozinho e tempo firme em Três Lagoas

Após avanço da frente fria em Mato Grosso do Sul, cidade terá amanhecer com muitas nuvens, mínima de 14°C e temperaturas em elevação ao longo do dia

Crime Choca Três Lagoas: Jovem é Achado Morto e Enterrado em Área de Mata

O corpo de um jovem foi encontrado enterrado no final da tarde deste domingo (21), em uma área de mata próxima a um porto...

Lobo-guará é resgatado pela Polícia Militar Ambiental na Av. Cap. Olinto Mancini em Três Lagoas

Na manhã deste sábado (20), a Polícia Militar Ambiental (PMA) realizou o resgate de um lobo-guará que circulava pela Avenida Capitão Olinto Mancini, no...