21.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 29 de abril, 2024

Médico de Três Lagoas é destaque nacional em série de reportagem da Globo

02/10/2018 08h46
Por: Ana Carolina Kozara

A série de reportagens especial veiculada no Jornal Nacional durante esta semana mostra os cinco principais sonhos que o cidadão quer no Brasil do futuro e dentre as mais citadas pela população, saúde é uma delas e Três Lagoas foi a cidade escolhida para representar o país nesta categoria.

Três Lagoas ocupa o 5º lugar no ranking da saúde de melhor qualidade de Mato Grosso do Sul e é o 476º lugar na classificação nacional.

A matéria foi ao ar nesta segunda-feira (1) e trouxe como destaque o médico e coordenador do programa de saúde da família do distrito rural de Arapuá, Dr. Rodrigo Gatto, profissional querido por seus pacientes e a representação de um médico que veste a camisa de um SUS (Sistema Único de Saúde) eficiente.

Em sua entrevista, o Dr. Gatto disse que 95% dos atendimentos são solucionados na própria unidade de saúde que coordena e apenas os casos de média e alta complexidade são encaminhados para o hospital, o que diminuiu as filas e desafogou o pronto socorro.

Para o estudioso do Sistema de Saúde e diretor da faculdade de saúde da USP (Universidade de São Paulo), Oswaldo Tanaka, o uso da tecnologia é apenas uma parte do processo, o médico precisa escutar mais as pessoas e tentar entender qual o problema que depende de um conselho ou uma orientação e qual realmente depende de uma tecnologia. Para Tanaka, a postura do Dr. Gatto é essencial para o bom funcionamento do SUS.

Os casos que precisam de um atendimento especial são encaminhados para o Hospital Auxiliadora, local onde o Dr. Gatto também atua. A unidade atende 10 municípios da região e o bom funcionamento, de acordo com a gerente de qualidade do Hospital, Daniela Mekaru, o estudo de portarias, programas de governo e a prestação de contas com seriedade é o caminho para captar recursos e aprimorar o atendimento.

Dr. Gatto, disse que sua maior satisfação é conseguir resolver o problema do doente e ter o reconhecimento do paciente que foi curado.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

FAKE NEWS: Radialista é dado como morto em Três Lagoas

Na noite deste sábado (27), o radialista do grupo de Comunicação Caçula FM, Benê Soares, foi vítima de uma 'fake news' em Três Lagoas. Informações...

Domingo tem previsão de sol e probabilidade de chuvas no Centro-Oeste de MS

Com temperaturas acima da média e baixa umidade relativa do ar, este domingo (28) encerra a semana com previsão de sol e pouca nebulosidade...

Saiba quais são os direitos das trabalhadoras domésticas

Legislação garante jornada de 8 horas diárias e até 44 horas semanais A ex-empregada doméstica Marinete Silva, de 43 anos de idade, trabalha hoje como...