Prazo vai até 30 de julho; exame terá prova única e inclui instituições públicas e privadas
O Ministério da Educação (MEC) estendeu até o dia 30 de julho o prazo de inscrição para o Enare 2025 (Exame Nacional de Residência), que oferece mais de 11 mil vagas em programas de residência médica, uniprofissional e multiprofissional. A prova será aplicada no dia 19 de outubro.
Coordenado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao MEC, o exame reúne 235 instituições participantes. Pela primeira vez, estão incluídas instituições privadas com ou sem fins lucrativos, desde que reconhecidas pelo MEC e com vagas financiadas por bolsas de residência.
O Enare será composto por uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, que corresponderá a 100% da nota final. O edital, a lista de instituições e a tabela de vagas estão disponíveis no site oficial do certame.
Integração com o Enamed
A edição 2025 também marca a integração com o Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica), aplicado pelo Inep em parceria com a Ebserh. Obrigatório para estudantes de Medicina concluintes, o resultado do Enamed poderá ser utilizado no Enare para acesso a programas de residência médica de especialidades com entrada direta.
Com informações CNN Brasil