20.4 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho, 2026

MEC define protocolo de segurança para volta às aulas

Cronograma das atividades deve ser orientado pelo governo local

02/07/2020 09h56
Por: Deyvid Santos

BRASIL – O Ministério da Educação (MEC) definiu um protocolo de biossegurança para a retomada gradual das aulas nas instituições do sistema federal de ensino, como medida de prevenção à disseminação do novo coronavírus. A portaria foi publicada hoje (2) no Diário Oficial da União e diz que o cronograma de retorno das atividades deve ser orientado pelo governo local e pelas autoridades sanitárias.

O protocolo está disponível no portal do MEC e traz orientações sobre medidas de prevenção individual e coletiva, como aferição de temperatura, limpeza e ventilação de ambientes, uso de máscara, disponibilização de álcool gel 70% e respeito às regras de etiqueta respiratória e de distanciamento social. Também deve ser feito o escalonamento do acesso de estudantes a refeitórios e praças de alimentação.

“No uso de bebedouros, deverá se evitar contato direto com a superfície, devendo ser utilizado papel toalha com possibilidade de descarte em coletor de resíduos com acionamento sem contato manual e posteriormente, realizar a higienização das mãos. Na impossibilidade do cumprimento de tais orientações, recomenda-se a interdição dos bebedouros”, diz o documento sobre uma das recomendações.

De acordo com o protocolo, deve-se considerar manter o trabalho e o ensino a distância para servidores e estudantes que fazem parte do grupo de risco para o novo coronavírus, como pessoas acima de 60 anos, gestantes e lactantes, portadores de doenças crônicas ou responsáveis pelo cuidado de pessoas com suspeita ou confirmação de infecção por covid-19. No caso de estudantes de grupo de risco, a instituição deve considerar a adoção de estratégias para reposição das atividades, após o fim da pandemia.

As instituições de ensino devem constituir comissão, com a comunidade escolar, para definição e adoção de protocolos próprios, que considerem as regras do estado e município, com análise dos dados epidemiológicos da doença e orientações das autoridades sanitárias.

O protocolo divulgado hoje poderá, no que couber, ser utilizado pelos demais sistemas de ensino.

Informações do site Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

VÍDEO: Campeonato Municipal de Futsal Masculino tem início nesta terça-feira em Três Lagoas

A bola vai rolar nesta terça-feira (23) para mais uma edição do Campeonato Municipal de Futsal Masculino de Três Lagoas. A cerimônia de abertura...

Feira Central recebe mais uma ação itinerante de vacinação contra a gripe neste sábado (27)

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, realiza neste sábado, dia 27 de junho, mais...

Morre Marcelo Miranda, ex-governador de Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul amanheceu de luto nesta terça-feira (23) com a notícia da morte de Marcelo Miranda Soares, ex-governador do Estado. Ele tinha...