36.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 29 de dezembro, 2025

Mato Grosso do Sul se consolida como referência nacional em turismo e inovação

Estado encerra 2025 com recorde de prêmios, crescimento econômico, avanços em inclusão e forte presença no mercado nacional e internacional

Mato Grosso do Sul encerra 2025 consolidado como um dos principais destinos turísticos sustentáveis do Brasil. Ao longo do ano, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur MS) alcançou resultados expressivos nas áreas de promoção de destinos, sustentabilidade, inovação, inteligência de mercado e fortalecimento da economia regional, ampliando o posicionamento do estado no cenário nacional e internacional.

O desempenho rendeu ao estado 11 prêmios em cinco importantes premiações do setor, nacionais e internacionais. Entre os reconhecimentos estão três títulos da Rede Ibero-Americana de Destinos Turísticos Inteligentes, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, o Troféu Edson Contar – Turismólogo do Ano em MS e cinco premiações no Prêmio Nacional do Turismo, o que colocou Mato Grosso do Sul como o estado mais premiado da cerimônia.

No campo institucional, o diretor-presidente da Fundtur MS, Bruno Wendling, foi agraciado com o Prêmio Professor Mário Beni 2025, na categoria Gestão Pública em Turismo e Eventos, reconhecimento que reforça a liderança do estado na formulação e execução de políticas públicas para o setor.

Durante 2025, a Fundtur MS também ampliou sua atuação em agendas estratégicas voltadas à sustentabilidade, inclusão e governança. A instituição apresentou os resultados da Agenda Climática no Turismo durante os Dias Temáticos da COP 30, em Belém, reafirmando o compromisso do estado com a neutralidade de carbono até 2030 e com o turismo alinhado à economia de baixo carbono.

Entre as principais entregas do ano estão o desenvolvimento do Afroturismo, com o lançamento do 1º Guia de Afroturismo de Mato Grosso do Sul e a realização da primeira conferência estadual do segmento, além de ações voltadas ao Turismo Acessível, com roteiros inclusivos e capacitações em municípios como Bonito, Jardim e Bodoquena. Também avançaram projetos de etnoturismo em territórios indígenas, diagnósticos turísticos municipais e iniciativas para fortalecimento da governança regional.

No eixo de promoção e mercado, a Fundtur MS participou de 28 eventos nacionais e 12 internacionais ao longo do ano, ampliando a visibilidade dos destinos sul-mato-grossenses. Foram realizados roadshows, rodadas de negócios, famtours e press trips, além da realização de dois grandes eventos internacionais em Bonito, o Adventure Elevate Latin America e a Feira Internacional de Destinos Inteligentes.

Destaque ainda para o lançamento do projeto Pantanal Jam, que conecta arte, turismo e sustentabilidade para promover o Pantanal ao mundo. A iniciativa reúne álbum musical, documentário e material audiovisual, com conteúdo gratuito disponível ao público.

Os reflexos desse trabalho também aparecem nos indicadores econômicos e de fluxo turístico. No primeiro semestre de 2025, o faturamento do turismo no estado cresceu 1,4%, impulsionado por segmentos como ecoturismo, pesca esportiva e turismo de aventura. A conectividade aérea foi ampliada com novas rotas ligando Bonito e Dourados a Guarulhos, além do aumento da oferta de voos em Campo Grande.

De janeiro a outubro, os aeroportos do estado registraram crescimento de 5,6% no número de passageiros, enquanto os atrativos turísticos de Bonito e da Serra da Bodoquena superaram 727 mil vouchers emitidos. No mesmo período, Bonito recebeu mais de 247 mil visitantes, alta de 3% em relação ao ano anterior.

Segundo a direção da Fundtur MS, 2025 foi um dos anos mais produtivos da história recente da instituição, marcado por diversificação de ações, entregas estratégicas e fortalecimento da imagem do estado como destino sustentável. A expectativa é de continuidade desse ritmo em 2026, mantendo o turismo como vetor de desenvolvimento econômico, social e cultural em Mato Grosso do Sul.

com informações agência GOV.MS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Inscrições para processo seletivo da Prefeitura de Três Lagoas se encerram na data de hoje

Seleção oferece 252 vagas temporárias para níveis médio e superior, com salários de até R$ 5,5 mil cadastro deve ser feito até as 19h As...

Comissão da Câmara aprova isenção de IPI para adaptação de veículos de pessoas com deficiência

Projeto prevê benefício fiscal para peças e equipamentos e ainda será analisado por outras comissões antes de seguir para o Senado A Comissão de Defesa...

Acidentes em rodovias federais de MS caem em 2025

Estado registra redução de colisões e mortes em comparação a 2023 e 2024 fiscalização e conscientização são apontadas como fatores para queda Mato Grosso do...