32.4 C
Três Lagoas
sábado, 14 de fevereiro, 2026

Mato Grosso do Sul registra 8.272 casos confirmados de dengue em 2025

Boletim da SES aponta 18 mortes pela doença e alerta para prevenção; mais de 188 mil doses da vacina já foram aplicadas no Estado

O Mato Grosso do Sul já contabiliza 8.272 casos confirmados de dengue em 2025, de um total de 13.534 casos prováveis, conforme o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta terça-feira (4), referente à 44ª semana epidemiológica. Até o momento, o Estado confirmou 18 óbitos pela doença, enquanto outros sete casos seguem em investigação.

Situação nos municípios

Nos últimos 14 dias, os municípios de Caracol, Bonito e Dourados apresentaram baixa incidência de casos confirmados. Já as mortes foram registradas em Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Iguatemi, Paranhos, Itaquiraí, Água Clara, Miranda, Aparecida do Taboado, Ribas do Rio Pardo e Campo Grande.
Entre as vítimas, sete possuíam comorbidades, o que reforça o alerta da SES para os cuidados preventivos e o acompanhamento médico em casos suspeitos.

Vacinação avança no Estado

De acordo com o boletim, 188.875 doses da vacina contra a dengue já foram aplicadas na população-alvo. O Estado recebeu 241.030 doses enviadas pelo Ministério da Saúde, e o esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
A imunização é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias, faixa etária com maior número de hospitalizações por dengue.

Chikungunya também preocupa

O documento da SES também aponta 13.695 casos prováveis de Chikungunya, dos quais 7.525 foram confirmados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Entre os registros, 74 casos ocorreram em gestantes.
Até o momento, 16 óbitos por Chikungunya foram confirmados nos municípios de Dois Irmãos do Buriti, Vicentina, Naviraí, Terenos, Fátima do Sul, Dourados, Sidrolândia, Glória de Dourados, Maracaju e Iguatemi. Desses, 12 pacientes apresentavam comorbidades.

Alerta de prevenção

A Secretaria de Estado de Saúde reforça que a automedicação deve ser evitada, pois pode agravar o quadro clínico. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya — como febre alta, dor muscular intensa, dor de cabeça ou manchas vermelhas na pele —, a orientação é procurar imediatamente uma unidade de saúde.

“O controle dos focos do mosquito Aedes aegypti e a vacinação são as principais formas de conter a transmissão dessas doenças”, destaca a SES.

Com informações Agência MS / Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Tereza Cristina rejeita nota da federação União Progressista e diz que não representa bancada do PP

Manifestação nas redes sociais ocorre em meio a desgaste interno por apoio a ministro do STF

Carnaval seguro e sem ressaca: o “kit de sobrevivência” do folião 2026

Especialistas de Nutrição e de Segurança Digital da UniCesumar EAD dão dicas práticas de hidratação, alimentação e proteção do celular contra furtos e golpes...

CESP amplia vazão da Usina de Porto Primavera por determinação do ONS

Medida visa atender demanda nacional de energia e pode elevar temporariamente nível do Rio Paraná