28.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 19 de agosto, 2025

Mato Grosso do Sul reduz focos de incêndio e mantém combate ativo no Pantanal e Cerrado

Área queimada no Pantanal caiu 98,8% em 2025; Corpo de Bombeiros intensifica ações preventivas com operação em todo o Estado

Com significativa queda nos focos de incêndio e na área queimada no Pantanal e Cerrado, o Mato Grosso do Sul mantém ativa a Operação Pantanal 2025, coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS). O esforço conjunto envolve ações de prevenção, combate e monitoramento em todos os biomas do Estado, mesmo sem o registro de grandes incêndios até agora.

Segundo dados do Corpo de Bombeiros, a área queimada no Pantanal sul-mato-grossense caiu de 805,8 mil hectares em 2024 para apenas 13,5 mil em 2025, uma redução de 98,8%. No Cerrado, a queda foi de 61,2%, passando de 79,4 mil hectares para 31,7 mil.

Os focos de calor também despencaram. No Pantanal, houve queda de mais de 5,5 mil focos em 2024 para apenas 89 neste ano, entre janeiro e agosto. Já no Cerrado, os focos passaram de 1.826 para 702 no mesmo período.

Condições climáticas ajudam, mas prevenção continua

De acordo com o meteorologista do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Vinícius Sperling, chuvas mais regulares e ausência de ondas de calor favoreceram a redução nos incêndios. “Foi um inverno mais frio que a média em 2025, ao contrário do ano passado, quando tivemos recordes de calor e baixa umidade”, explicou.

A previsão para os próximos dias inclui a chegada de uma frente fria, com chance de chuvas no Pantanal, o que deve ajudar ainda mais no controle dos focos de fogo. A umidade relativa do ar, no entanto, pode atingir níveis críticos, entre 8% e 15%, exigindo atenção redobrada.

Bombeiros seguem mobilizados

A Operação Pantanal 2025 já está em andamento há 230 dias, com 111 bombeiros mobilizados. A estratégia inclui descentralização do efetivo, com reforços em quartéis e bases avançadas em regiões estratégicas como Amolar, Redário, Lourdes e Coimbra.

Desde o início da operação, foram realizadas 197 ações de combate a incêndios, 32 formações de brigadas com 762 pessoas capacitadas, e 484 monitoramentos de eventos de fogo.

“O Corpo de Bombeiros atua especialmente no contexto da prevenção, garantindo resposta rápida para evitar a propagação dos incêndios”, afirmou o major Eduardo Teixeira, subdiretor da Diretoria de Proteção Ambiental do CBMMS. “Temos hoje mais de 100 militares mobilizados para atender ocorrências florestais em todo o Estado”, completou.

Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Botão do Pânico” é tema de projeto de lei apresentado por vereadoras em Três Lagoas

Projeto integra ações do Agosto Lilás e busca reforçar a proteção de vítimas de violência doméstica no município

Avanço do câncer de colo do útero desafia saúde pública no Brasil

Levantamento da MSD Brasil revela que 60% dos casos são identificados tardiamente, o que dificulta o tratamento e aumenta a carga sobre o SUS

Instabilidade no clima pode marcar a terça-feira em Três Lagoas

Avanço de frente fria pode provocar chuvas intensas, rajadas de vento de até 60 km/h e queda nas temperaturas, alerta o Cemtec/MS