26.4 C
Três Lagoas
terça-feira, 17 de fevereiro, 2026

Mato Grosso do Sul amplia público-alvo para vacinação com a hexavalente

Decisão visa aproveitar estoque de vacinas com validade próxima e inclui novas recomendações para bebês prematuros e filhos de mães vivendo com HIV/AIDS.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul anunciou a ampliação temporária do público-alvo para a imunização com a vacina hexavalente (Hexa-acelular). A medida, publicada no Diário Oficial Eletrônico nesta segunda-feira (2), busca utilizar o estoque de vacinas do lote V3E101V, que vence em 30 de setembro de 2024.

A decisão segue orientações da 6ª edição do Manual dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) de 2023, que recomenda a administração de três doses da vacina, com intervalos de 60 dias, para crianças entre 2 meses e 6 anos, 11 meses e 29 dias. O novo público-alvo inclui bebês prematuros nascidos com menos de 35 semanas de gestação, com peso inferior a 1.500 gramas, e filhos de mães com HIV/AIDS, expostos ou infectados.

A vacina hexavalente protege contra difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenzae tipo b, hepatite B e poliomielite, eliminando a necessidade de uma dose separada da vacina VIP (poliomielite inativada).

A Rede de Frio já distribuiu as doses para os 79 municípios do estado, e os municípios deverão manter o controle individual das crianças vacinadas para garantir o cumprimento do esquema vacinal. A medida entra em vigor imediatamente.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PGE lança ‘Manual de Conduta Eleitoral 2026’ com orientações a gestores públicos

Conforme o documento, apresentado na Comissão de Direito Eleitoral da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), o manual foi elaborado para apoiar os agentes públicos em suas áreas de atuação, com base em doutrina, jurisprudência e manifestações administrativas consolidadas.

Unidade móvel do Hemosul faz primeira ação em Ribas do Rio Pardo e coleta 273 bolsas de sangue

Primeiro município a receber a nova unidade móvel da Rede Hemosul, Ribas do Rio Pardo abriu o cronograma itinerante de coletas em MS

Pesquisa do Procon de MS mostra diferença de até 11% no valor do etanol em fevereiro

O levantamento considera dados coletados entre os dias 9 e 10 de fevereiro, em 35 postos distribuídos nas sete regiões administrativas da Capital.