19.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 19 de agosto, 2025

Massagem terapêutica diminui o estresse em prematuros, mostra estudo

Saúde – 21/05/2013 – 13:05

O parto é um momento extremamente estressante para o bebê, principalmente para os prematuros que ainda têm o sistema nervoso imaturo e não são capazes de controlar a resposta ao estresse.

Se o parto é estressante, imagine, então, estar em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal? A ventilação mecânica, os procedimentos médicos e a separação da mãe fazem com que a UTI seja um ambiente difícil para o bebê.

Para diminuir essa sensação, pesquisadores da Universidade de Louisville, no estado americano Kentucky, descobriram que receber uma massagem terapêutica, com pressão moderada, envolvendo e acariciando o bebê seguida de flexão e extensão das articulações dos braços e pernas, aumentou a frequência cardíaca dos bebês do sexo masculino – um dos fatores que mede o desenvolvimento do sistema nervoso dos bebês prematuros –  e, consequentemente, melhorou a capacidade do cérebro de responder ao estresse.

No entanto, o estudo, publicado no jornal científico Early Human Development, revelou que o mesmo não  aconteceu com as meninas prematuras. Segundo os cientistas, essa diferença da resposta às massagens pode ser explicada pelos hormônios. 

Ainda que outros estudos sejam necessários para comprovar o efeito benéfico da massagem em prematuros, vale lembrar que acariciar o bebê, independente da idade, nunca é demais. Afinal,  o toque, o vínculo e o carinho só fazem bem, não é mesmo?

Fonte: Crescer

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Cassiano Maia destaca papel da indústria papeleira no desenvolvimento acelerado

Prefeito de Três Lagoas traçou o percurso de transformação da cidade, desde sua atmosfera tranquila até o entorno agitado de grandes empreendimentos, ressaltando o papel do poder público em "preparar o terreno" para o crescimento

Vice-prefeito de Bataguassu defende crescimento planejado e destaca medidas para receber indústria

Cleyton Silva afirma que município já aprovou leis, investe em infraestrutura e reforça saúde, habitação e segurança para enfrentar os desafios do megaempreendimento

Prefeito de Inocência destaca crescimento ordenado e prioriza saúde e habitação

Antônio Ângelo Garcia dos Santos afirma que município vive “dor do crescimento”, mas mantém foco em educação, infraestrutura e moradias populares