17.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 15 de maio, 2024

Mário Lúcio Rosário: “Mais de 80% dos focos de dengue estão dentro das residências”

Coordenador estadual de Controle de Vetores da SES (Secretaria Estadual de Saúde) foi o convidado do “Linha Direta com a Notícia” desta sexta-feira (23), onde explicou à respeito do combate à dengue em todo o MS.

Uma situação que ocorre, quase sempre durante todo o início de ano, volta à acontecer não somente em Três Lagoas, mas também em todo o Mato Grosso do Sul: o aumento de casos de Dengue – transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, que também é o causador do zika vírus e também da chikungunya. As ações, por parte das autoridades de saúde tem sido um fator especial no combate à essa endemia.

O Coordenador estadual de Controle de Vetores da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Mauro Lucio Rosário, em entrevista ao “Linha Direta com a Notícia” desta sexta-feira (23) explicou que cerca de 80% dos focos de proliferação do mosquito estão dentro das residências: “Eliminar recipientes com água, dentro de fora de casa, é a principal medida para evitar a proliferação do mosquito e com isso a doença. Cuide do seu quintal, limpe a casa, descarte o lixo da forma correta, para que não tenha água parada em latas, garrafas e outros recipientes. É importante ficar atento e sempre vistoriar seu quintal, sem esquecer da parte de dentro da residência.”

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil vai trabalhar no combate à dengue em aproximadamente 14 municípios do estado, que fazem divisa com Paraná e São Paulo. Essa força-tarefa concentra os esforços nas ações mecânicas para combate aos focos do mosquito. Três Lagoas e Mundo Novo são prioritários nos trabalhos..

Segundo Mauro Lúcio, cerca de 11 municípios do estado estão na “faixa vermelha” de casos de dengue, onde o estado tem dado toda a assessoria necessária para o combate à endemia nessas regiões – como fumacê, material educativo, inseticida, bomba costal motorizada, herbicida, materiais para visita domiciliar, entre outros. Em 2023, cerca de 69 municípios foram alcançados pela coordenação com capacitações para agentes comunitários e agentes de endemias, onde o resultado positivo pôde ser coletado dessas ações.

Já em Três Lagoas, a Coordenação de Vetores tem acompanhado as ações realizadas pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde), onde foram feitas algumas panfletagens em várias áreas de riscos, blitz com os agentes, visitas domiciliares, onde o município tem cumprido suas metas, além da integração dos agentes – tanto comunitários e de endemias. No dia 27, uma ação será realizada na Praça Senador Ramez Tebet com o uso de drones, em parceria com entidades participantes do comitê de mobilização e combate contra o Aedes Aegypti.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Suzano e SEST SENAT implantam simulador de direção para treinamentos na Unidade de Três Lagoas

Com a formação de cerca de 180 motoristas/mês, o projeto é pioneiro no setor industrial e visa aumentar a segurança nas operações de logística florestal da companhia.

Mato Grosso do Sul recebe 36,8 mil doses da nova vacina contra covid-19

O Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), recebeu na segunda-feira (13) do Ministério da Saúde a 1ª remessa...

Idoso cai em promessa de amor e tem prejuízo de R$ 26,9 mil

Golpista foi as compras com a vítima na condição de se relacionar sexualmente com o homem Idoso de 65 anos caiu em promessa de...