Geral – 24/03/2012 – 06:03
Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural tem o objetivo de capacitar trabalhadores para a Unidade de Fertilizantes Nitrogenados de Três Lagoas
A prefeita Márcia Moura (PMDB), acompanhada do secretário de Desenvolvimento Econômico, Marco Garcia de Souza,participou do lançamento e apresentação do 6º ciclo do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural da Petrobrás (Prominp), no início da tarde desta sexta-feira (23), no auditório da Unidade I, Campus Três Lagoas, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Na solenidade e visita a Três Lagoas esteve o diretor da área de Gás e Energia da Petrobrás, José Alcides Santoro Martins, acompanhado do gerente de Capacitação Profissional, também da Petrobrás, José Renato Ferreira de Almeida.
Estavam também presentes o vereador Idevaldo Claudino da Silva (PT); presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Três Lagoas, Wanderlei Ramos Duarte; diretor do Centro Juvenil Jesus Adolescente, da Missão Salesiana Dom Bosco, onde vem sendo realizado o Projeto Gerando o Futuro, de capacitação de jovens para ingresso no Prominp, também da Petrobrás, Mestre Armando Catrana; e ainda representantes do Centro de Treinamento Profissional “José Paulo Rímoli”, do Senai e do Sebrae Regional Bolsão.
A prefeita Márcia Moura ressaltou a importância da presença da Petrobrás em Três Lagoas com a Termelétrica e agora com a implantação da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN III).
Ao dar as boas vindas e desejar boa estadia na nossa Cidade, Márcia Moura disse que, “mais oportunidades e possibilidades de emprego e geração de renda estão sendo criados. Tudo isso irá reverter mais ainda para a melhoria da qualidade de vida de nossa população”, observou.
“Sabemos que o Prominp é uma excelente oferta de oportunidades aos nossos jovens para crescerem na vida, por meio de um emprego que exige aprimorada capacitação profissional. Abraça oportunidades quem estiver melhorpreparado. Agradecemos à Petrobras esta oportunidade que está dando à nossa população, oferecendo estas 708 vagas”, destacou a prefeita.
Além da apresentação de um vídeo institucional, onde foram apresentadas as perspectivas de investimentos da Petrobrás para Três Lagoas e o que a Cidade deverá ganhar, além da geração de empregos, houve também a apresentação do que significa o Prominp e como deverá ser o processo seletivo para esse programa.
“Para cada projeto, a Petrobras faz estudo e levantamento da demanda de profissionais necessários para o determinado empreendimento”, explicou José Renato.
Para tanto, a Petrobrás já realizou estudo da quantidade de categorias profissionais que irá contratar para a UFN- III e como deverá proceder para a capacitação profissional dos candidatos.
O diretor de Gás e energia da Petrobras voltou a lembrar do impacto positivo, econômico e social que a UFN-III irá causar em Três Lagoas e Região.
“Será o maior complexo de produção de ureia da América Latina”, anunciou José Alcides. A fábrica está prevista para começar a produção em setembro de 2014. Obras de terraplanagem e drenagem já foram executadas.
“Seria um injustiça para o povo de Três Lagoas se a Petrobras não deixasse aqui um legado de geração de empregos e melhoria da qualidade de vida para a sua população”, ressaltou o diretor da Petrobras.
Com a fábrica da Petrobrás, outras empresas virão para Três Lagoas, participando da cadeia produtiva. “Serão mais restaurantes, mais hotéis e outras mais empresas de prestação de serviços, segundo antecipou José Alcides.
Ao final da apresentação, a prefeita Márcia Moura acompanhou a comitiva da Petrobras na visita ao Centro Salesiano da Vila Piloto, onde começou, em 19 de setembro de 2011, o Projeto Gerando o Futuro. Deste projeto participam 480 jovens, recebendo reforço escolar de português, matemática, raciocínio lógico e informática.
PROMINP
Para o estado de Mato Grosso do Sul, especificamente, para serem selecionados para trabalhar na fábrica de Três Lagoas, a Petrobrás abriu 708 vagas em cursos gratuitos de petróleo e gás, oferecidos pelo Prominp.
As inscrições estão abertas até 12 de abril, para cursos de níveis de escolaridade básico, médio, técnico e superior.
Para se inscrever, basta acessar www.prominp.com.br, ou comparecer pessoalmente à Rua Orestes Prata Tibery, número 57, no Centro. As provas de seleção serão realizadas no dia 13 de maio.
Durante os cursos, previstos no Prominp, os candidatos aprovados terão bolsa-auxílio mensal que varia de R$ 300 a R$ 900.
Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO


